O próximo Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina já tem data para acontecer. A 33ª competição será realizada em Jurerê, na Sede Oceânica, entre os dias 1 e 5 de fevereiro.
Entre as novidades para a edição deste ano estão a inclusão de mais um dia de regatas, passando de quatro para cinco dias, e a confirmação do Circuito como Campeonato Brasileiro da classe ORC.
Para o o Comodoro Junior, as novidades são um atrativo enorme para velejadores do Brasil e de outros países do Mercosul. “Nossa Sede Oceânica foi amplamente revitalizada e tenho certeza que os velejadores encontrarão a melhor estrutura possível para a realização do evento”, comenta.
O Circuito Oceânico é aberto a barcos com certificados de medição válidos das classes ORC, C30, BRA-RGS, HPE-30, HPE-25, RGS-Cruzeiro e Bico de Proa, assim como a classe monotipo Star. A programação conta com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, com exceção das classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Star, que terão uma raia especial com regatas de percurso diariamente. Esse método já foi implementado nas últimas edições do evento para atrair mais embarcações e tornar as regatas mais acessíveis aos velejadores cruzeiristas.
Para as classes ORC, C30, BRA-RGS, HPE-30 e HPE-25 estão previstas oito regatas, sendo uma longa e sete barla-sota, com possibilidade de uma regata média Já a as classes RGS-Cruzeiro e Bico de Proa terão 1 longa e 4 médias e a classe Star será composta com 4 médias.
A confirmação de quais regatas serão realizadas em cada dia será feita por aviso colocado no quadro oficial, no mais tardar até a manhã da regata correspondente. Serão realizadas no máximo duas regatas para cada classe por dia, exceto RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Star nas quais serão disputadas apenas uma.
O horário programado para o sinal de atenção é 13h, exceto na regata de percurso longo, quando será às 12h. Não serão dadas largadas após as 16h no último dia de competição (5 de fevereiro).