5 Superstições de Réveillon para começar 2022 com o pé direito

Durante a virada do ano existe um desejo que costuma ser unânime: começar o novo ciclo com o espírito renovado, um pote de boas energias e mudanças favoráveis. Para isso, tem muita gente que recorre a mandingas e segue tradições que prometem sorte, amor, dinheiro e por aí vai. As simpatias de Ano Novo vão de comidas especiais que não podem faltar na ceia a pequenos costumes para quem passa a virada na praia.

Simpatia da Romã

A fruta é símbolo da fertilidade e também da prosperidade, uma das razões dessa simbologia é pelo fato dela conter várias sementes. Para realizar a simpatia da romã para o Ano Novo, corte-a ao meio, escolha 3 sementes e segure-as nos dentes à meia-noite. Após este momento, seque os grãos, envolva-os em um papel branco e guarde durante todo o ano.

Lentilha

Diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir por abundância.

7 Ondinhas

Segundo os gregos, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias, mas foram os africanos que trouxeram à tona a tradição de pular as ondas. E por que sete? É um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca Iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.

Roupa Branca

Essa tradição veio das tribos africanas que usavam trajes brancos, cor que simboliza a paz e purificação espiritual, para homenagear Iemanjá na virada do ano.

Lingerie colorida

Pra fazer contraste com a cor branca, que é um clássico de Ano Novo, reza a lenda que é sempre bom apostar nas lingeries coloridas para o Réveillon. Cada cor tem o seu significado e atrai energias boas para o novo ciclo. O amarelo, por exemplo, é sinônimo de otimismo, prosperidade e alegria; o roxo, magia e mistério; o azul, tranquilidade e harmonia; o vermelho, paixão e energia, etc.