Com o isolamento social causado pela covid-19, aconteceu também o aumento nos casos de violência doméstica. Para enfrentar o problema, o Instituto Avon, em parceria com 11 instituições, lançou o programa “Você não está sozinha”, inicialmente com conteúdos que ajudam vítimas a identificarem a violência. Agora, o programa começa a oferecer outros serviços dedicados às mulheres.
Uma ponte entre as necessidades femininas e os recursos disponíveis, a iniciativa vai conectar as vítimas a psicólogos e especialistas. Tudo acontece por meio de uma assistente virtual que faz algumas perguntas, entende os riscos e direciona para o recurso mais adequado.
Conheça alguns dos serviços:
Apoio material: Doação de cestas básicas às mulheres de alta vulnerabilidade e com necessidades básicas alimentares. É uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a solicitação do apoio pode ser feita através do site do programa.
Rede de apoio psicológico e jurídico: O Mapa do Acolhimento conecta mulheres em busca de atendimento a uma rede de psicólogas e advogadas espacializadas em violência de gênero em todo o Brasil.
Fundo de emergência para abrigos provisórios e casas de passagem: 8 abrigos brasileiros, destinados para mulheres e crianças em situação de risco, receberão recursos para ampliar vagas de abrigamentos provisórios e apoiar as vítimas no processo de saída com um kit de apoio material. São eles em São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.