Designer lança nova coleção em desfile 3D

A designer congolesa e diretora-criativa Anifa Mvuemba, de 29 anos, causou burburinho no universo fashion ao apresentar sua mais recente coleção, batizada de Pink Label Congo, em um desfile completamente digital – das modelos até as roupas. A exibição ocorreu por meio de uma live no Instagram na última sexta-feira (22) e durou 14 minutos. 

Começou com um documentário sobre a República Democrática do Congo, que citava a questão da exploração mineral, que afeta sobretudo mulheres e crianças. O tema inspirou a coleção.

– A gentileza, beleza, história, equilíbrio, majestade, força, poder e esperança do espírito congolês inspiraram esta coleção. Ao criar cada peça, lembrei-me das histórias que minha mãe me contou sobre as mulheres que conhecia no Congo. Mulheres que sofreram grandes perdas, mas ainda assim, reuniam forças todos os dias para reagir – diz a estilista.

No desfile, as roupas surgem como se estivessem sobre corpos invisíveis . Não há cenário, há apenas um fundo preto. É possível perceber cada detalhe das peças enquanto elas se movimentam, perfeitamente.

Segundo ela, além de ser uma alternativa em tempos de coronavírus, o projeto tem como intuito levar a experiência de assistir a um desfile para pessoas que não teriam essa oportunidade:

– Sabemos que algumas pessoas nunca terão a possibilidade de ir a uma semana de moda, então queríamos aparecer para o nosso público na plataforma em que eles aparecem para nós diariamente. Foi quando o Instagram se tornou a escolha óbvia – disse.