A bebida reconfortante nos meses de inverno tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros, pelos diversos benefícios que traz a saúde. O nome chá é usado popularmente para todos os tipos de preparo da erva que encontramos para consumo, mas na verdade você só prepara um chá quando o faz com os derivados da camellia sinensis: chá verde, chá preto, chá vermelho e/ou chá branco, para qualquer outra erva o correto a ser dito é “infusão”, por exemplo, você não prepara um chá de camomila e sim uma infusão de camomila.
As ervas possuem poderes fascinantes e além de todos os benefícios que oferece ao nosso organismo se tornaram também um aliado da beleza. “As plantas se caracterizam pelo princípio ativo que possuem, uma única planta pode ter uma infinidade de princípios ativos, que são os medicamentos encontradas na mesma, por isso, é aconselhado escolher apenas uma erva e fazer o uso apenas daquela propriedade que mais beneficia o seu organismo. Preparar uma grande mistura de ervas é como preparar um verdadeiro caldo de medicamentos, nesse caso, menos é mais”, orienta o farmacêutico homeopata Jamar Tejada, que atua há mais de 20 anos no mercado.
As plantas têm uma infinidade de propriedades que são aliados da beleza, muitos cremes e loções são feitos à base de alguns chás, como camomila, melissa ou chá verde. Pensando nisso, Jamar separou algumas dicas de como utilizar as infusões em sua rotina de cuidados.
- Cabelos e unhas:
Aposte no poder do Chá Verde Rico em flavonoides, esse princípio ativo contido no chá verde melhora o fluxo sanguíneo e facilita o transporte de oxigênio e nutrientes, o que ajuda os cabelos a crescerem mais rápido, reduz a queda de cabelo e fortalece os fios. Nas unhas, os benefícios são semelhantes. Essa erva pode ser feita também com gengibre, trazendo uma hidratação e uma desintoxicação para o corpo.
- Pele perfeita:
A Camomila é rapidamente associada ao um calmante natural, mas essa erva tem vários princípios ativos que ajudam na sua saúde. Para a pele, alguns compostos da camomila, como o azuleno, agem como antisséptico tratando acne, suavizando irritação e cansaço na região do rosto. A infusão também pode ser usada como um demaquilante natural para limpeza da face. Para os cabelos a camomila pode ser utilizada para dar intensidade na cor loira, o que promove essa ação é a apigenina, uma substância presente nessa erva que ajuda a manter os fios mais dourados.
- Fortaleça a pele:
Infusão de cavalinha para eliminar toxinas Conhecido como uma preparação diurética a cavalinha é muito utilizada para auxiliar em dietas, mas essa erva também ajuda na redução de oleosidade da pele, e previne o aparecimento de espinhas devido a propriedade adstringente que ela possui. Atuando como um potente hidratante, o chá da planta estimula o processo de cicatrização da pele e do organismo como um todo. Outra ação é o crescimento das unhas e dos cabelos, a sílica presente na cavalinha fortalece a saúde dos fios e ajuda a tratar unhas frágeis e quebradiças.
- Para combater a acne:
Hortelã e suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: A hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidante, por isso pode ser utilizada para acalmar coceiras e irritações na pele. Ela também pode ser usada no combate a acne, por conter propriedades de resfriamento, ajuda a aliviar inchaço e coceiras, sintomas associados ao aparecimento de espinhas. A erva também pode ser uma opção para aliviar dores musculares, dores de cabeça e náuseas.