Startup Onii oferece lojas autônomas em que o cliente faz compras sem contato com vendedores, apenas com o uso de tecnologia.
As mesmas são alocadas na área comum e têm tamanho e variedade de produtos definidos para cada condomínio. Para acessá-la, o morador deve fazer um cadastro no aplicativo da Onii. Feito isso, a porta do estabelecimento é destravada, e ele tem acesso aos produtos. “No próprio app, o morador faz a leitura e monta seu carrinho de compras. Após a finalização, realiza o pagamento por débito ou crédito”, diz Victor Azouri Bermudes, fundador e CEO da empresa.
A empresa foi fundada entre 2018 e 2019 por Victor e Tom Ricetti. Os empreendedores compartilhavam da mesma dor: “buscavamos levar conveniência para lugares que poderiam ter demanda, mas não conseguiamos viabilizar sem que fosse da maneira tradicional (com funcionários e atendentes, por exemplo)”, conta Bermudes.
Atualmente, a Onii está em regiões de quase todo o Brasil. “Mas com uma entrada mais forte nas regiões sul e sudeste”, conta o empreendedor. Em 2020, a empresa tinha três lojas, e atualmente, o número saltou para 165. Entre as marcas parceiras estão Ambev, Coca-Cola, Fini, Mondelez e Unilever. Elas, no entanto, não recebem comissão. “O trabalho é realizado por meio de revenda dos produtos com algumas verbas de marketing promocionais”, diz Bermudes. A empresa tem cerca de 19 funcionários.