Muito se fala sobre o quanto a pandemia nos fez olhar para nossas casas de uma forma diferente. Após tanto tempo diante deste literal retorno ao lar, buscamos cada um à sua maneira ideias para estabelecer os desejos destinados a este espaço de convívio – muitas vezes, tanto pessoal quanto profissional.
O arquiteto Michael Zanghelini, que está em cartaz até o dia 29 de agosto na CASACOR / Santa Catarina – Florianópolis com o Loft Naturalle, apresenta sua essência a partir de criativas soluções de usabilidade para a suíte, o living e a cozinha.
Baseado nas referências usadas neste projeto, o profissional dá dicas para que todos possam criar espaços funcionais, aconchegantes e originais:
– Revestimentos naturais
Madeira, mármore e couro são alguns dos materiais que ele faz questão de aplicar em seus projetos em uma busca mais real pela natureza. Além do conforto e do bem-estar, outro fator essencial nestes tempos, o sensorial, também é aguçado a partir de texturas, por exemplo. Outro motivo que colabora para um mundo sustentável é o menor impacto ambiental causado pela durabilidade deste tipo de material. Em seu projeto para a mostra, Michael usou o mármore dolomítico, cuja resistência técnica é um dos seus diferenciais. Pode ser usado em áreas como piso e bancadas de cozinha. O arquiteto ainda ressalta o cuidado com estes materiais, “eles exigem mais carinho”, e vão se transformando com o tempo.
– Boas (e poucas) peças assinadas
Uma seleção cuidadosa de peças de design para a sua casa ou escritório deve apostar no conforto e na estética. Michael escolheu para o living do Loft Naturalle uma poltrona assinada pelo designer Guilherme Wentz, um dos mais importantes do país, criando antes um impacto visual. Outra peça imponente é o sofá da Natuzzi, inspirado nos seixos dos rios. A cadeira Olga, assinada por Henrique Schreiber, assim como a cadeira Emi, de Luan Del Salvio, são as queridinhas da mostra e têm grande importância no design nacional.
– O tecnológico e o rústico
Os visitantes da CASACOR são impactados diretamente pelo quarto do Loft, espaço que Michael revestiu totalmente de madeira – de forma rústica. Por ali também se apresentam peças do mobiliário em couro, em tons monocromáticos, assim como a mesa de mármore apoiada em um tronco de madeira na cozinha. No banheiro, as velas criam um charme especial. Para complementar essa dualidade da tecnologia com a rusticidade, Michael automatizou não só o acionamento das luzes como também o acionamento dos armários.
– Rouparia personalizada
Se os revestimentos naturais garantem o bem-estar sensorial que tanto desejamos, as roupas de cama vão ainda mais longe. Para Michael, a criação exclusiva das peças permite composições de tecidos, texturas e cores que só você terá em sua casa. “Os diferentes tipos de texturas, como couro, lona de caminhão, rendas e veludos, formaram uma mistura entre materiais mais densos com delicados.É uma cama que abraça”, destaca o arquiteto.
– Ambientes multifuncionais
Ao pensar no Loft Naturalle, o arquiteto estabeleceu na cozinha um dos espaços multifuncionais do ambiente. A mesa de mármore tem sua função estendida para além das refeições. Reuniões entre amigos e familiares podem ceder lugar aos encontros profissionais virtuais – a iluminação, inclusive, pode ser ambientada para as lives, por exemplo. Na mesma cozinha, a estante ainda guarda uma curadoria de obras de arte e peças de arquivo pessoal.
– Obras de arte e acervo pessoal
O conforto e o bem-estar também podem vir da arte e seu inexplicável toque na alma. Michael aconselha que as obras de sua galeria sejam como uma forma de contar parte da história de quem vive na casa. O arquiteto também tem entre suas características de criação, a escolha de peças que fazem parte de suas vivências. Lado a lado, obras de artistas renomados repousam com artigos que fazem parte do seu acervo pessoal.
– Iluminação aconchegante e indireta automatizada
Michael comenta que a automação de seu Loft é a mais simples – ao mesmo tempo sofisticada – possível. Para ele, o acesso deve ser facilitado. Para a suíte, por exemplo, ele criou uma faixa de iluminação que recorta o espaço ao meio. No teto de madeira do living, perfis de LED baby criam uma iluminação surpreendente, acionada através de pontos ou por comando de voz.
– Lareira
Instalada no centro do ambiente em nichos de mármore, a lareira ecológica é conectada à automação, proporcionando diferentes sensações para os usuários e, como o próprio nome aponta, reduzindo o desgaste da natureza. Neste projeto, ela faz parte do mobiliário como um apoio atrás do sofá.
– Mobiliário solto confortável e durável
Todas as peças que estão no Loft Naturalle passaram por um criterioso processo de curadoria para valorizar os designers nacionais que trabalham com estética simples e arrojada. Escolha peças confortáveis, marcantes e, que ao mesmo tempo, informem claramente o conceito do ambiente. As cadeiras assinadas por Luan Del Sávio e Henrique Schreiber, respectivamente, tem um trabalho em madeira e são completamente ergonômicas e confortáveis traduzindo ao pé da letra o que é custo-benefício. Valorize o design nacional.