Cinco espetáculos de teatro de animação de três estados brasileiros e Distrito Federal serão exibidos gratuitamente entre os dias 15 e 18 de novembro para todo o Brasil, em dez apresentações com transmissão ao vivo pelo canal do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação no YouTube. Eles são parte da 2ª Mostra de Rua FITA, realizada pela Fazendo Fita Cia. Artística, responsável pelo grande festival internacional conhecido da Capital catarinense e que, em consequência da pandemia, teve sua última edição realizada em 2019 e será retomado em 2021. Essa edição também promoverá bate-papos com artistas e mesa de conversa – já com inscrições abertas pelo www.fitafloripa.com.br. O evento homenageia a professora, dramaturga, diretora, atriz e poeta Carmem Fossari (1955-2021). A abertura oficial será na segunda, 15/11, às 16h.
Na programação estão espetáculos que levam a magia do teatro de animação para a rua e espaços alternativos: bonecos de luva, mamulengos, sombras e esculturas-máquinas manipuláveis. Os conteúdos perpassam um surpreendente mundo portátil, histórias de amor, narrativas épicas do Brasil adaptadas a partir de grandes nomes da literatura brasileira e histórias clássicas do folclore nordestino.
Participam desta edição: Automákina – Universo deslizante, do Grupo De Pernas pro Ar (Canoas/RS); O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa, da Cia. Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS); O Romance do Vaqueiro Benedito, da Mamulengo Presepada (Brasília/DF) – acessível em LIBRAS; Vida Seca, da Cia. ETC I TAL (Navegantes/SC); e Berenices, do Morpheus Teatro (São Paulo/SP).
A 2ª Mostra de Rua FITA tem o patrocínio pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes; e apoio institucional da SECARTE – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, através do DAC – Dpto Artístico e Cultural/UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A realização é do Fazendo Fita Cia. Artística.
O FITA nasceu em 2007, a partir da parceria da professora do Depto de Artes Cênicas da UFSC Sassá Moretti e da então cenógrafa do DAC/UFSC Zélia Sabino, hoje funcionária aposentada voluntária do departamento. Em 2019 foi realizada a 1ª Mostra de Rua FITA durante o festival.