Santa Catarina tem o maior crescimento em tecnologia do País

Apesar de não estar entre os estados mais populosos, entre os anos de 2015 e 202 Santa Catarina teve o maior crescimento do país no número de empresas de tecnologia: 63,2%, bem acima da média nacional (26,1%). Os dados são do Tech Report 2021, estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway, que foi lançado na última quarta-feira (15). O estudo completo está disponível no link.

Com cerca de 17,7 mil empresas e crescimento de 28,4% entre 2019 e 2020, o ecossistema de tecnologia catarinense é o sexto maior do País em número de negócios, conforme o Tech Report 2021. Já entre as capitais, Florianópolis tem a maior densidade de empresas por mil habitantes, seguida de São Paulo e Curitiba.

“Ao fazer uma análise aprofundada do setor de tecnologia, vemos um crescimento sustentável, mesmo em um período de pandemia. Com a transformação digital acelerada, tivemos aumento do faturamento, abertura de empresas e colaboradores. Isso é resultado de um empreendedorismo inovador, articulações e parcerias entre entidades, empresas, Academia e Governo”, destaca Iomani Engelmann, presidente da ACATE.

O ecossistema de tecnologia catarinense está presente em todas as mesorregiões do estado. A região da Grande Florianópolis é a mais representativa, com 32,6% do total de empresas. Vale do Itajaí (26,3%) e Norte Catarinense (19%) aparecem na sequência. Com menor representatividade, as regiões Oeste, Sul e Serra somam 3,9 mil empresas atuando no setor (22,1%). Entre 2019 e 2020, houve crescimento do número de empresas em todas as regiões catarinenses, com destaque para o Sul, com expansão de 34,2%, passando de 1.202 para 1.613 empresas.