Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais frequentemente na região do rosto.
Quando o assunto é melasma as dúvidas nunca se esgotam. O que mais encontramos por aí são informações erradas, tratamentos milagrosos e até mesmo receitinhas caseiras para melasma.
Para te ajudar a entender e identificar o que é melasma e o melhor de tudo como tratar, eu trouxe um post especial sobre o assunto!!
O que é Melasma?
É um distúrbio de pigmentação, caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente áreas do rosto, como nariz, bochecha, testa, queixo e lábios, mas também pode surgir em outros locais como, colo e braços.
É mais frequente em mulheres, principalmente durante a gravidez devido
às alterações hormonais.
Tipos de Melasma:
Epidérmico: Quando a camada superficial da pele é afetada (epiderme). Geralmente, os bordos são bem definidos e a cor é castanho-escuro.
Dérmico: O depósito de melanina localiza-se mais profundamente na pele (na derme). Nesse caso os bordos são mal definidos e a cor é castanho-claro ou azul-acinzentada,
Misto: Quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões. Possui características intermédias.
Como tratar?
Uma avaliação profissional pode indicar o melhor tratamento para cada caso. As técnicas mais utilizadas têm sido o microagulhamento e o peeling. Os dois procedimentos possuem ação regeneradora, clareadora e estimulam a produção de colágeno.
Antes de qualquer tratamento consulte um profissional.