Octaedro Arquitetura propõe refúgio de bem-estar na CASACOR/SC

Um convite à contemplação da beleza que há no caminho. É o que propõe a Casa em Percurso, ambiente dos jovens arquitetos Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni, da Octaedro Arquitetura, na CASACOR/Santa Catarina 2022.

Estreantes na mostra, eles buscam aproximar o indivíduo ao seu lugar de pertencimento, encontro e acolhimento, brincando com a relação entre o interno/externo e propondo um percurso poético que revela a beleza no movimento. A mostra abre de 18 de setembro a 30 de outubro, na Escola Silveira de Souza, Centro de Florianópolis. 

O espaço de 220m² é um refúgio de bem-estar. Abriga um living espaçoso e fluido, comfunções de cozinha, jantar e espaços de estar, além de uma área externa com lounges, fireplace e espaço gourmet. Com jabuticabeiras, ravenalas e filodendros, o projeto paisagístico busca trazer a natureza para perto da casa, com direito a um lago natural que cria um oásis no coração da antiga escola.

O ambiente reforça o posicionamento da Octaedro como um escritório de arquitetura com uma linguagem irreverente, contemporânea e atemporal, e propõe um percurso ao visitante por meio da amplitude do espaço, de sua naturalidade, raízes, sutileza e relação com o entorno.

É uma casa em percurso no sentido de não ser um ambiente estático, mas de permitir sua constante mudança e abertura à transformação. Também vem ao encontro do novo morar, mais próximo da natureza, dos bons encontros e das pessoas.

“O espaço está alinhado ao nosso foco como escritório, que é criar refúgios de bem-estar, proximidade, contemplação e, principalmente, convívio.

Em um mundo ainda estigmatizado pelos efeitos da pandemia, o novo modo de morar deve e precisa estar voltado para si, na sua essência, e favorecendo as trocas e a proximidade entre as pessoas e consigo mesmo, no seu íntimo. Acreditamos que não seja uma tendência, mas uma necessidade real e um reflexo do nosso novo tempo”, afirma Emanueli.

As soluções adotadas promovem a sensação de aconchego, como o projeto luminotécnico, que também enfatiza os pontos-chave do projeto como a vegetação e as obras de arte.

Os tons de areia, preto, cinza, marrom e verde estão presentes, e há ainda soluções sustentáveis como o deck em madeira ecológica, o pergolado em madeira de reflorestamento e a mesa de jantar em madeira de resíduo. O ambiente enfatiza os materiais naturais e brutos, como troncos orgânicos e peças artesanais, destacando o trabalho artístico e manual.

O ambiente instiga o usuário a explorar os percursos por meio da fluidez das formas e da integração do interior com o exterior.

“Nosso projeto se destaca pela continuidade visual e amplitude do espaço, de forma que o ambiente interno e o externo permaneçam em conversa constante por meio de elementos como o pergolado em madeira ebanizada, que se estende para ambos os espaços, e as portas pivotantes em madeira e vidro, que convidam o visitante a esta troca”, complementa Leonardo.