Arquitetas Carol Porto e Isadora Maestri propõem espaço funcional, além de um convite à experiência sensorial e relaxante
Se o cheiro tem um vínculo direto com nossos desejos e emoções, o projeto da loja de fragrâncias Mels Brushes, desenvolvido pelo escritório da Porto Maestri para CASACOR Florianópolis, será um convite à desconexão com o excesso e à conexão com as boas lembranças e o bem-estar.
Depois de um hiato de cinco anos, as arquitetas Carol Porto e Isadora Maestri retornam à 36º edição da mostra, que se realiza de 18 de setembro a 30 de outubro de 2022, na Escola Silveira de Souza, apresentando o Aromatmosfera, ambiente rústico-aconchegante e sensorial.
“Participamos da CASACOR em 2015, 2016 e 2017. Para este ano, propomos um espaço funcional e, ao mesmo tempo, criamos uma experiência com os aromas da marca para transpor o visitante àquela sensação de relaxamento e conforto, de estar em casa”, explica Isadora.
A loja, de 50m², será um ambiente externo à casa principal e construída por três módulos de estrutura metálica, da GND, que foram revestidos com chapa cimentícia aplicadas às ripas. A cobertura tem recolhimento de água da chuva, armazenada em um tambor com filtro, e serve de abastecimento para toda a mostra. A entrada e a saída contemplam duas amplas portas pivotantes em alumínio cobre com vidro reflecta e duas janelas fixas, que trazem luz natural e visibilidade à loja.
As fachadas são de ripas amadeiradas, da Arkos. Além de resistentes, são fáceis de instação. Em frente, três grandes vasos da Organne lembram o elemento água e o som que acalma. Na lateral, um mural de 3,4m de altura, recebe a arte realista do artista plástico Bernardo Dartagnan.
“A obra fala sobre a reconexão com nós mesmos através do autocuidado. Entendemos ainda que todo o contexto – mostra, arquitetura, arte e Mels Brushes – tratam do “espalhar”. Espalhar por meio da leveza e da fluidez dos elementos”, afirma.
A arquitetura do interior do espaço é descontraída, com linhas e expositores arredondados e tons aconchegantes, rosê e terrosos. O forro do teto feito em gesso acartonado emoldura toda a caixa envolvendo as paredes em nichos e bancadas de apoio. A textura usada é um dos lançamentos da Coral, a Velvet.
O piso de porcelanato cimentício em tons terrosos, da Portobello, entra em harmonia com a marcenaria. As cortinas de linho leve realçam as três mesas de diferentes tamanhos, da Moad, que servem de expositores para produtos.
“O estilo boho chic aparece nos detalhes, como luminárias, palhas, plantas secas e nos tons escolhidos. Propomos uma experiência aos visitantes com os diferentes aromas da marca, que, além das suas tradicionais fragrâncias, lança uma linha para banho, com sais, velas e espumas”, conta Carol.
A loja também tem um ambiente instagramável, com uma banheira revestida por uma instalação floral e um painel em neon fixado na parede com a definição de “Infinito”. A ideia é da cenógrafa e produtora Thai Pasin e da designer floral Juliana Hames.