Se não for consequência de doenças cardíacas, renais ou alterações hormonais, o inchaço pode ser combatido de maneira prática e simples, com alimentação saudável e pobre em sal, prática de atividade física e consumo de bastante líquidos durante o dia.
O médico Rafael Gallassini dá algumas dicas:
Beba 45 ml para cada quilo de peso do seu corpo
O corpo armazena água para não ficar desidratado. Se você ingere constantemente líquido, o corpo expulsa o estoque armazenado. Como o sangue é composto basicamente de água, a ingestão favorece a circulação, acelerando o processo metabólico.
Evite açúcar refinado e adoçantes artificiais
O açúcar é muito calórico, desregula a pressão arterial, desequilibra o metabolismo e gera problemas hepáticos. Todos esses danos são similares aos causados por fumo, drogas e bebidas alcoólicas. Os adoçantes artificiais, como aspartame, sacarina e sucralose, não são uma boa alternativa para evitar açúcar no sangue e problemas de excesso de peso. Segundo Gallassini, eles prejudicam o metabolismo, elevam a taxa de açúcar no sangue e contribuem para o desenvolvimento do quadro de pré-diabetes.
Dê preferência às proteínas e boas gorduras
A proteína auxilia a se sentir mais satisfeito pois reduz o nível do hormônio da fome, a grelina, e ainda estimula o peptídeo do hormônio da saciedade. Além disso, diminui o desejo por doces. Um café da manhã rico em proteína pode diminuir consideravelmente o desejo por doce ao longo do dia porque ela regula a dopamina, um dos principais hormônios do cérebro envolvidos em desejos e vícios. Conforme Gallassini, estudos mostram que comer proteína pode ajudar a aumentar a massa muscular e, por consequência, dar mais energia força.
Diminua a ingestão de carboidrato simples e processados
A ingestão de carboidrato leva à retenção de água dando a sensação de ter engordado (de 2 a 4 quilos no final de semana), quando, na verdade, há carboidrato e água armazenados que, caso não forem utilizados, ficarão reservados como gordura. Quando se trata de carboidratos complexos saudáveis (como grãos integrais, frutas e vegetais), resultam em menos inchaço em comparação com carboidratos simples e processados (pizza, hambúrguer, massa, batata frita). Engordou no final de semana? Calma, siga sua rotina de treinos, alimentação saudável e não exagere sempre.
Dica do especialista:
“Uma regra interessante é a de 80% e 20%: faça tudo certinho durante 80% da semana e descanse os outros 20% do tempo. Mas o descansar não é se afundar comendo e bebendo demais”.