Este projeto do SUM + Studio de Arquitetura reúne diversas soluções, materiais e ideias que proporcionam um modo especial de morar. Veja todos os detalhes!
O ano começou e trouxe com ele promessas e decisões que, se não formos obstinados, se perdem no corre-corre cotidiano e nos atropelos de toda a espécie. Mas para quem planeja dar uma renovada no cantinho mais especial que existe no mundo, ajudamos a não desistir, e apresentamos seis referências para tornar a sua casa um lugar lindo de viver, sentir e sonhar.
Este projeto assinado por Bruna Sposito, do SUM + Studio de Arquitetura, de Florianópolis (SC), é um bom ponto de partida. Isso porque a casa reúne diversas características e elementos que estão em alta! Vamos juntos conhecer o espaço e ficar por dentro do que pode ser legal replicar?
1 – Valorizar histórias
Localizada na serra catarinense, a construção passou por uma revitalização. “Fizemos uma ampliação da casa existente, que era do avô do proprietário. Costumo dizer que é um encontro do passado com o presente”, diz a arquiteta Bruna. Está aí uma das tendências para 2023: valorizar as histórias.
Se há um projeto interessante, mas que precisa de uma atualização, por que não seguir em frente? Neste caso, os profissionais aproveitaram o volume em madeira e adicionaram setores feitos em concreto.
2 – Texturas e cores naturais
Móveis e detalhes de madeira em diferentes tons estão presentes em diversos detalhes do projeto, sobretudo no aparador, na cristaleira e na mesa de jantar. O material foi utilizado por Bruna para relembrar a configuração original da casa do avô, principalmente nos móveis mais escuros.
“Com madeira e pontos focais mais escuros, conseguimos dar uma sensação de aconchego”, ressalta a profissional. De modo geral, texturas e cores naturais devem aparecer com bastante frequência nos projetos este ano.
3 – Formas arredondadas
O projeto é marcado por uma união harmoniosa de formatos. Mas note que as poltronas e os encostos de algumas cadeiras da sala de estar são arredondados – e isso foi utilizado estrategicamente para garantir aconchego e suavidade aos ambientes.
4 – Integração com a natureza
O ano de 2023 é um convite para a natureza entrar nos ambientes. E neste projeto ela se confunde com os espaços, criando um fundo especial para a área social. Os panos de vidro são voltados para o lago e exaltam toda a beleza da serra catarinense. “Tivemos um cuidado visual com o projeto no sentido de calcular a volumetria em relação ao terreno e à paisagem. Removemos, por exemplo, todos os pilares que estavam no meio da sala e os colocamos nas laterais”, explica Bruna.
Aliás, a paleta de cores dos ambientes foi escolhida justamente por conta dessa distribuição. “Utilizamos tons neutros. Assim, conseguimos dar ênfase para as diferentes cores que existem na paisagem ao redor”, comenta a arquiteta.
5 – Fibras naturais
Trabalhos manuais, feitos com diferentes tipos de fibra, estão em alta novamente. Neste projeto, o material aparece no encosto das cadeiras da mesa de jantar, modelos feitos de madeira. Está aí uma combinação que não tem erro!
6 – Área de convivência valorizada
A forma como nos relacionamos com a nossa casa mudou, principalmente depois da pandemia. A ala social ganhou um destaque maior. Afinal, todo mundo quer estar perto da família e dos amigos depois de tanto tempo em isolamento.
Por isso, ambientes integrados são tendência! Neste projeto, salas de estar e jantar dividem o mesmo espaço – os móveis tratam de setorizá-los. Também não há divisórias com a cozinha, que ganhou uma ampla ilha equipada com bancos. Dessa forma, todos podem conversar enquanto a comida fica pronta. “Planejamos também uma ilha bem larga para poder colocar banquetas”, comenta Bruna. O convívio continua na parte de fora, em uma varanda equipada com lareira a céu aberto. Um charme!
Note que as tendências giram em torno de uma palavrinha necessária para os dias atuais: conforto! Isso porque o importante é se sentir bem em casa e aproveitar o que o nosso lar tem de melhor!