Que o Oscar é a maior premiação do cinema, não há dúvidas. Sabemos que é a famosa “Academia” que vota, e tudo bem que há muitas perguntas sobre quem de fato faz parte deste grupo e como tudo isso funciona. O ponto é que, independente do quão específico e técnico seja, o Oscar é uma noite de celebrar o que há de melhor em Hollywood.
A cerimônia, este ano, vai ao ar no dia 12 de março e promete ser bastante instigante, pois após um período de teste sem um apresentador oficial, Jimmy Kimmel voltará para comandar a premiação. Já no trailer que fez sobre o evento com o tema de Top Gun: Maverick, o comediante causou, não só ao destacar o tapa de Will Smith, como a entrega errada de Melhor Filme à La La Land, no ano em que ele também foi o host da noite.
Mas afinal de contas, quais desses filmes realmente devo assistir? E é isso que pretendo responder aqui.
Elvis
No momento em que o logo da Warner aparece estilizado no começo do filme, o público entra no universo criado por Baz Luhrmann. O filme biográfico do rei do rock traz muito mais do que os icônicos figurinos, trilha sonora e coreografias. Se você não se apaixonou pelo próprio Elvis Presley em algum momento de sua vida, será inevitável resistir a Austin Butler no papel.
Top gun: maverick
Encerro essa lista destacando Top Gun: Maverick que é o perfeito flashback aos anos 1980 e que foi recorde de bilheteria do ano. Tom Cruise merece o reconhecimento, afinal, fazer um filme que agrada tantos é para poucos. E o que seria do cinema sem o público para assistir?
Triângulo da tristeza
O filme sueco pode até estar sendo menos comentado que as produções de Hollywood, mas não há quem não se divirta assistindo a comédia um tanto inusitada que levou a Palma de Ouro em Cannes este ano. Com cenas impagáveis que vão dos bastidores de um castingde modelos masculinos a uma discussão entre um capitão de iate americano marxista com um oligarca russo e acaba com uma faxineira filipina que vira chefe de uma ilha deserta, este filme deve estar na sua lista.
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
Esse é um dos favoritos do ano. História complexa e cheia de reviravoltas, sem deixar de ser divertida e engraçada. Alguns diriam que foi o filme do metaverso que deu certo. Com atuações impecáveis, talvez o mais marcante foi o apoio entre os atores veteranos na indústria que há anos mereciam destaque pelas suas carreiras como Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis, todos indicados para o Oscar pela primeira vez. Além disso, um filme que gera como resultado uma camiseta da foto de Jamie Lee Curtis comemorando o Globo de Ouro de Michelle Yeoh merece ser eternizado.