A especialista em consultoria financeira Tânia Nogueira e a oftalmologista Paula Cassini, especialista em blefaroplastia, se encontram para discutir planejamento, estruturação e gestão financeira. A dupla reuniu um grupo de 25 mulheres empreendedoras, na manhã da última quarta-feira, no JazzInn. Enquanto Tânia deu dicas práticas, Paula contou sobre seu processo de estruturação e crescimento da clínica.
“Separar as contas pessoais das contas empresariais é fundamental para equilibrar as finanças. Misturar as duas contas causa desorganização e impede a apuração dos resultados do escritório”, afirma Fundadora da da GrowIN, em Florianópolis, Tânia tem 15 anos de experiência na área e cases de sucesso no Brasil, Estados Unidos, França e Alemanha.
Antes de estabelecer a rotina para uma gestão financeira, é preciso entender a situação atual do escritório e fazer os ajustes necessários. O planejamento é a base e é fundamental para definir custos, despesas e receitas dos próximos meses e anos. É no planejamento financeiro que será possível estabelecer os gastos desnecessários, definir os cortes, controlar entradas e saídas e prever o fluxo de caixa, para evitar possíveis “furos”, que ocorrem quando não há dinheiro suficiente para realizar os pagamentos, evitando assim, juros e multas por atrasos.
Fotos: Paulinho Sefton