Conheça três receitas umami típicas de Festa Junina.

Chef do Comitê Umami ensina como fazer um bolo de milho salgado, uma queijadinha e uma pamonha doce

Créditos: Shutterstock

São Paulo, junho de 2023 – Uma das épocas do ano mais aguardadas pelos brasileiros finalmente chegou: a festa junina. A festividade é uma homenagem a três santos populares – Santo Antônio, São Pedro e São João – e o cardápio é recheado de pratos típicos de diversas regiões do Brasil.

Para você arrasar no arraial com toda a família, o chef de cozinha do Comitê Umami, Matheus Faria de Aguiar, separou três receitas com milho, ingrediente super tradicional das festas juninas, que são ricas em umami, o quinto gosto básico do paladar humano. 

O umami está presente naturalmente em diversos alimentos. “Nas festas, ele é protagonista principalmente em quitutes com milho, queijo parmesão, ovos, tomate e carnes”, afirma o especialista.

Confira a seguir o passo a passo de um delicioso bolo de milho salgado, uma queijadinha de dar água na boca e uma típica pamonha doce. Aproveite!

BOLO DE MILHO SALGADO

(Tempo de preparo: 25 minutos [+ 20 minutos de forno])

Serve: 8 porções

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

  • 4 ovos (200 g)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
  • meia xícara (chá) de margarina sem sal (100 g)
  • 1 xícara de chá farinha de trigo (110 g)
  • 1 e meia xícara de chá de fubá (195 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (12 g)
  • 200 g de queijo de coalho, em cubinhos

Modo de preparo

  1. Na tigela da batedeira, coloque as claras de ovo e uma pitada do sal, e bata até espumar. Junte as gemas, o leite, a margarina e o restante do sal, e continue batendo até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture a farinha de trigo, o fubá e o fermento, delicadamente.
  2. Disponha em uma assadeira retangular (30 X 20 cm), untada e enfarinhada, espalhe o queijo de coalho e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que inserindo um palito na superfície, ele saia limpo.
  3. Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas:

  1. Se não tiver batedeira, utilize o liquidificador para misturar os ingredientes, com exceção da farinha de trigo, fubá e fermento, que devem ser misturados delicadamente à parte.
  2. Se preferir, acrescente pedacinhos de linguiça calabresa defumada e frita à massa do bolo.

QUEIJADINHA

(Tempo de preparo: 20 minutos [+ 35 minutos de forno])

Serve: 25 unidades

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

  • 3 ovos, separados (150 g)
  • 1 lata de leite condensado (395)
  • meia xícara (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (100 g)
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo (50 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 2 pacotes de coco seco ralado (200 g)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela média, coloque as gemas previamente passadas pela peneira, as claras e bata com o auxílio de um batedor de arame (fouet) por meio minuto. Junte o leite condensado e a manteiga, e misture bem. Adicione a farinha de trigo, o queijo ralado e o coco, aos poucos, mexendo até ficar homogêneo.
  2. Forre fôrmas de empada (6 cm de diâmetro) com forminhas de papel e distribua a massa. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva quentes ou frias.

PAMONHA DOCE

(Tempo de preparo: 2 horas)

Serve: 10 porções

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

  • 5 espigas de milho grandes, com a palha (2,2 Kg)
  • meia xícara (chá) de leite (100 ml)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, derretida (15 g)
  • 1 e meia xícara (chá) de açúcar (225 g)
  • 1 pitada de sal (0,4 g)

Modo de preparo

  1. Com o auxílio de uma faca grande, corte as espigas de milho pela base e separe as palhas (reserve-as para a montagem). Corte as pontas das palhas e descarte-as.
  2. Com uma faca, debulhe as espigas de milho e transfira os grãos para o copo do liquidificador. Junte o leite, a manteiga, o açúcar e o sal, e bata em velocidade média, por 2 minutos, ou até obter um creme.
  3. Lave as palhas do milho, afervente-as por 3 minutos e enxugue com papel-toalha. Dobre cada uma delas no formato de um cone, sobrepondo as laterais e deixando a parte de largura maior para cima. Segure o trespasse com os dedos e dobre a parte inferior do cone ao meio (para cima), formando um copinho. Encha-o com um pouco da mistura de milho.
  4. Envolva a parte superior do copinho com outra palha e dobre a parte que sobrou (ponta) da palha para o centro, repetindo o mesmo processo de modo a fechar a borda do primeiro copinho com esse segundo, em sentido inverso. Amarre com pedaços de barbante culinário.
  5. Cozinhe as pamonhas em água fervente, por 1 hora e 15 minutos, ou até ficarem firmes.
  6. Retire do fogo, escorra e sirva morna ou em temperatura ambiente.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.