Especialista indica técnica de alongamento capilar para quem quer aumentar o comprimento dos fios rapidamente e de modo e aparência naturais
O mega hair se tornou alternativa para quem quer ter cabelos longos, volumosos e brilhantes do dia para noite. Além de artistas, modelos e executivas que precisam estar com aparência impecável e até mudar o look com frequência e em curto espaço de tempo, as técnicas de alongamento capilar também são indicadas para qualquer pessoa que queira aumentar o comprimento dos fios rapidamente sem que o resultado final não se pareça com os fios e a cor naturais.
Ingrid Desirée, cabeleireira reconhecida como ‘a rainha do mega hair’, lembra que, hoje, há uma grande variedade de técnicas de mega hair disponíveis para diferentes necessidades e características, cada uma com suas vantagens e diferenças, que deixam os cabelos com aparência bem natural. Entre elas, microcápsulas de queratina, invisible, adesivos e modos escalados, nanopele adesiva e pontos americano e arabesco.
Ela destaca, no entanto, que sua aplicação depende do tipo de cabelo, quantidade, cor e o dia a dia da pessoa. Daí, a importância de escolher um bom profissional para fazer o diagnóstico e a aplicação.
“Para definir o método de aplicação mais adequado e o valor do investimento, é preciso consultar o profissional de confiança, que fará uma análise que deve se basear no estilo de vida, nas necessidades do cliente, do efeito desejado, do tom e tipo de cabelo”, afirma Desirée, que atualmente comanda o salão “A Rainha do Mega Hair”, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Após a aplicação, o mega hair costuma durar em média de dois a três meses. Para conservar o aplique por mais tempo e conservar toda a sua beleza, alguns cuidados são vitais, segundo Desirée:
- Procure um profissional especializado. É preciso saber escolher e misturar os apliques certos com o cabelo original para manter o visual homogêneo, combinando cor e textura dos fios, assim como fixar as mechas de forma segura e eficiente.
- Opte por fios naturais. Apliques feitos com cabelos naturais dão melhores resultados do que os sintéticos.
- Cuidados com penteados. Evite rabos de cavalo apertados e penteados que prendem e tencionam muito os cabelos. As aplicações de químicas (tinturas, mechas, alisamento) também não são indicadas.
- Cuidados ao dormir. Usar um gorro ou fronhas de seda ajudam a evitar o ressecamento e quebra dos fios. Nunca durma com os cabelos molhados, pois a umidade pode causar mofo ou enfraquecer o colo do aplique.
- Cuidados na lavagem. Dê preferência a xampus e condicionadores com pouco hidratante, para evitar a oleosidade nos fios. Excesso de queratina também pode comprometer os fios.
- Na hora de pentear. Separe os cabelos por mechas, comece a pentear suavemente e com cuidado, de cima para baixo com escovas apropriadas, flexíveis e sem bolinhas nas pontas. Pentear com vigor pode quebrar os fios.
- Mantenha distância na hora da chapinha ou secador. O calor da prancha ou secador pode comprometer a durabilidade da extensão. O ideal é que a temperatura do aparelho não esteja muito alta, e fique alerta para não derreter o ponto entre o cabelo natural e o cabelo aplicado.
- Fuja da piscina. O cloro afeta a durabilidade da extensão e muda a tonalidade dos fios, deixando as mechas do mega hair mais claras do que o cabelo natural. Mas banhos de mar e cachoeira estão liberados.
- Cuide do cabelo além dos retoques periódicos. Faça hidratação com óleos e cremes para manter a vitalidade dos cabelos naturais, que são a base do mega hair. A aplicação dos produtos deve ser feita longe dos pontos de cola para evitar danos.
- Deixe o cabelo respirar. O ideal é retirar o aplique a cada dois meses. E entre a troca ou recolocação das extensões deixe os cabelos livres pelo menos por 24 horas. Essa recomendação é fundamenta para o descanso do couro cabeludo, que pode enfraquecer e afetar o crescimento do cabelo natural, caso esteja desgastado. Neste intervalo de descanso, aproveite para hidratar e fortalecer a raiz dos fios com tratamentos mais potentes.