Reportagem mostra por que as construções neutras em carbono são essenciais para a sobrevivência do planeta
A seção Arquitetura de Casa Vogue deste mês traz uma uma discussão sobre o quanto a construção civil contribui com a poluição ambiental, tema que se tornou o centro dos debates mundo afora. Apesar de minoria, as edificações neutras em carbono podem ser a solução para a sobrevivência do planeta. A tendência é que se tornem cada vez mais presentes em projetos comerciais e residenciais, desde a construção, passando pela vida útil, até chegar à demolição.
Para se ter ideia, somente a indústria da construção civil é responsável por 37% de todo o CO2 liberado no ar, além de consumir 34% da energia produzida no planeta, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Não à toa, a sustentabilidade se revela necessidade inexorável quando o assunto é arquitetura. Acompanhada de temas que não podem mais ser ignorados, a exemplo da descarbonização – série de estratégias para reduzir ou eliminar o uso de materiais, processos e fontes de energia que emitem carbono.
“Uma construção carbono zero é aquela que consegue neutralizar todo o carbono emitido na vida útil do edifício, ou seja, na extração de matéria-prima, na fabricação dos materiais, no canteiro de obras, na operação do edifício e até na demolição e no descarte dos resíduos”, explica o pós-doutor em arquitetura Caio Frederico e Silva, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e coordenador do Laboratório de Sustentabilidade de Arquitetura e Urbanismo.
Na Austrália, onde os efeitos do aquecimento global são cada vez mais nítidos na natureza, o escritório Breathe faz a diferença com seu time de mais de 30 colaboradores e uma série de projetos carbono zero, tanto residenciais quanto comerciais. Em suas criações de arquitetura e design de interiores, adota o conceito principalmente de materiais reciclados, com baixo teor em carbono ou renováveis, como madeira, cortiça e linho. Se lá fora a preocupação com o carbono das construções é uma realidade pulsante, no Brasil o assunto começa a ganhar tração. A startup Noah, criada em 2019, oferece soluções tecnológicas a partir da madeira engenheirada e desponta no cenário da construção civil no país.
Intitulada Neutralize Já, a matéria completa pode ser conferida em Casa Vogue de agosto, já nas bancas de todo o país.