Além da higiene do sono, fisioterapeuta destaca as contribuições de um bom colchão, como os da nova linha Sport, da BF Colchões, desenvolvido para ajudar a criar condições para o alto desempenho dos esportistas
Reunindo uma série de pequenas melhorias, que juntas determinam um avanço importante no desempenho geral dos atletas de diferentes modalidades, os ganhos marginais ganharam evidência nos últimos anos e passaram a ser muito mais considerados pelos que buscam a alta performance. De acordo com o fisioterapeuta do centro integrado Clinisport, Mauri Oliveira Brito Júnior, entre os fatores que merecem a atenção dos esportistas, a boa qualidade do sono pode ser considerado um dos mais relevantes.
“A qualidade do sono interfere diretamente no desempenho dos atletas, pois aqueles que não aproveitam esse período para descansar de fato e recuperar sua estrutura muscular, dificilmente terão o máximo desempenho em treinos e competições, além de ficarem mais suscetíveis às lesões. Não basta dormir por sete ou oito horas durante a noite; se o atleta não atingir um sono profundo, quando sua musculatura pode relaxar, e não acertar uma boa posição para dormir, poderá acordar mais fadigado e com dores, o que vai refletir bastante em sua performance”, explica Júnior.
Para garantir uma noite reparadora, o fisioterapeuta destaca que além de praticar a higiene do sono – como ter um horário fixo para deitar e acordar, evitar uso de telas algumas horas antes de dormir e promover um ambiente silencioso e com pouca luz – deve-se atentar ao colchão utilizado e se ele tem contribuído positivamente para esse período de descanso.
“O colchão pode ser mais um dos pontos de ganho marginal para os atletas, já que ele é responsável por 80% da qualidade do sono. O modelo ideal é o que melhor se adeque ao gosto pessoal e necessidade de cada um, mas optar por uma estrutura que não seja nem tão firme ou tão macia, que absorva os impactos e suavize os pontos de pressão do corpo, pode ajudar bastante. Colchões revestidos com tecnologias como as dos fios de carbono, ajudam a dissipar a energia estática do corpo, contribuindo para a recuperação física e redução dos níveis de stress, por exemplo”, destaca o especialista.
Colchão ajuda a criar condições para o alto desempenho
É justamente os fios de carbono um dos diferenciais do novo modelo que a BF Colchões apresenta. Pensando em contribuir para os ganhos marginais dos atletas, no último dia 27 de agosto, a marca lançou a linha Sport, durante a corrida de rua Netshoes RUN, evento que reuniu três mil pessoas em São Paulo (SP). A novidade chega ao mercado com alguns atributos voltados para essas pessoas, sejam elas esportistas profissionais ou praticantes de diferentes modalidades.
Disponíveis nas versões BF Sport Light e BF Sport Pro, os colchões contam com a tecnologia de embalagem à vácuo e revestimento em malha belga. O produto tem também a tecnologia DeepZen, que possui fios de carbono que capturam os íons em excesso do corpo e os liberam no ar, reduzindo a tensão que atrapalha o sono mais profundo. Outro destaque é o tratamento antimicrobiano passado pelas camadas dos colchões, processo responsável pela inibição dos agentes alergênicos, como ácaros e bactérias.
O colchão BF Sport Light suporta até 120 kg por pessoa, conta com estrutura de espuma ergonômica de alta performance D33, com recorte tridimensional que distribui o peso e entrega o suporte necessário para o alinhamento saudável da coluna. Para maior conforto físico e térmico, ele tem uma camada de cobertura em espuma ultra softgel, voltada para o alívio da pressão do corpo em pontos estratégicos.
Já o colchão BF Sport Pro suporta até 150 kg por pessoa e sua estrutura intercala camadas de molas ensacadas e espuma HR de alta resiliência, que juntas garantem o isolamento de movimento, ou seja, quando um se mexe, o outro não sente. Quanto à espuma HR, que alia conforto e firmeza, essa estrutura tem suporte ergonômico para alinhamento da coluna e alívio dos pontos de pressão para melhor circulação sanguínea e redução de possíveis dores. A espuma do modelo também não deforma, suas células são abertas e respiráveis e conseguem equilibrar a temperatura internamente.
Com qualidade e durabilidade testadas e aprovadas, todos os colchões contam com selos importantes como o pró-espuma no INER – Instituto Nacional de Estudo do Repouso – e do INMETRO.
Para mais informações sobre a BF Colchões e seus novos produtos, basta acessar o site da marca.
Com mais de 55 anos de história, a marca brasileira BF Colchões é atualmente líder em vendas pela internet e a Nº 1 em avaliação dos clientes. Carregando o propósito de fazer com que o máximo de pessoas possam dormir bem e sonhar, a companhia investe continuamente em alta tecnologia e inteligência aplicada ao sono. Matérias-primas premium e os mais rigorosos selos de certificação, são alguns dos diferenciais impressos em cada solução desenvolvida e apresentada aos consumidores. Diferentes tipos de colchões, camas box, pillow top, travesseiros, puffs, futons e camas pet compõe o amplo portfólio da marca.