Confira a programação paralela do evento, que ocorre entre 23 e 26 de novembro,
no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis
Além das sessões de cinema e debates, a próxima edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema – Trabalhadoras terá uma extensa programação cultural e educativa. O evento, que ocorre entre 23 e 26 de novembro, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, é totalmente gratuito.
Entre as principais atrações da programação paralela está uma oficina gratuita de Sabão Ecológico para mulheres em situação de vulnerabilidade, em parceria com a Lantana Camará, uma marca que desde 2013 desenvolve produtos naturais e artesanais para higiene pessoal e autocuidado. A atividade ocorrerá nos três primeiros dias do evento (23, 24 e 25), sempre a partir das 14 horas no no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Lapa (Rua Alberto Cavalheiro, 238 – Ribeirão da Ilha).
São 10 vagas para as mulheres cadastradas e atendidas pela unidade CRAS SUL II (Rua Severiano Firmino Martins, 66, Ribeirão da Ilha, Tel: 3338-1042) e devem ser feitas pelo preenchimento do formulário https://forms.gle/9wjFVxxGovGZdzvv8. As participantes terão direito a transporte, e seus filhos poderão participar da oficina de teatro que também ocorrerá no Festival no mesmo horário.
Nos mesmos dias (23, 24 e 25), em parceria com o Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha, o Festival realiza uma oficina teatral para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. A atividade visa estimular o autoconhecimento por meio de reflexões sobre si e sobre o grupo, associada à ampla exploração da criatividade. As inscrições podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/zFC1QqdnrNFDx4QQA
Programação musical tem line-up formado apenas por artistas mulheres
O Festival também terá muita música. Todos os dias, haverá uma DJ para dar um clima de festinha ao evento. Apresentam-se as DJs Natte Malunga (23 e 26), Lirous (24), Aisha (25) e Góia (26). No sábado (25), às 22h, o Festival Lanterna Mágica traz o show Corpo Território, com narrativas do corpo que sente os territórios, principalmente o corpo negro. O grupo, composto por Elen Cristina, Natte Malunga e Laura Gelpi, traz interpretações singulares de músicas brasileiras que perpassam diversas temáticas, tais como ancestralidade, afeto, solidão, amor e espiritualidade.
Já no último dia do evento (26), às 17h, o Festival recebe Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias, uma fanfarra de sopros e percussão formada por mais de 40 mulheres e pessoas não binárias. No repertório, trazem compositoras mulheres e homenageiam figuras da música brasileira, como Gal Costa e Rita Lee. Além disso, tocam marchinhas tradicionais, samba reggaes, axés, funks e ritmos latino americano.
Feira com pequenas produtoras e artesãs do bairro
No sábado e domingo (25 e 26) ocorre também a Feira Artesanal e a Feira Gastronômica, com a proposta de valorizar a produção local e prestigiar as pessoas produtoras, sobretudo mulheres, que já fazem parte do calendário cultural do Ribeirão da Ilha e da Grande Florianópolis.
“Queremos abrir espaço para negócios que tenham sinergia com a proposta do protagonismo de mulheres empreendedoras e, nesse sentido, a Nefasta Cervejaria Artesanal, empreendimento da Grande Florianópolis comandado por mulheres, fortalecerá o movimento como uma das marcas apoiadoras do Festival”, comenta Fernanda Ozório, diretora geral, produtora executiva criativa e curadora do evento.
Sobre o Coletivo Lanterna Mágica
Criado em 2021, o Coletivo Lanterna Mágica reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. As ações são focadas no Ribeirão da Ilha, um bairro distante dos principais equipamentos culturais da cidade. Em 2022, o grupo realizou um Cineclube, com sessões contínuas e gratuitas de cinema com foco para a comunidade do Ribeirão da Ilha e arredores. gratuitas e com foco na comunidade do bairro e arredores. Aos poucos a programação cresceu e virou um evento maior que traz outras atividades da economia criativa local. No mesmo ano o coletivo realizou a primeira edição do Festival, com produções catarinenses realizadas por mulheres, e desde então já produziu dois filmes curta metragens.
O 2º Festival Lanterna Mágica de Cinema – Trabalhadoras é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Festival Lanterna Mágica de Cinema – Trabalhadoras
23 a 26 de novembro
Praça da Igreja da Lapa, na Freguesia do Ribeirão da Ilha
Mais informações: coletivolanternamagica