
A artista Julia Amaral dá início à programação do Edital de Exposições 2025 da Fundação Cultural BADESC com a mostra “De Um Animal Para Outro”. A exposição inédita será inaugurada na quinta-feira, 3 de abril, às 19h, no Espaço Fernando Beck, em Florianópolis, e a entrada é gratuita.
A exposição
“De Um Animal Para Outro” marca a primeira exposição individual de Julia Amaral na Fundação. A mostra reúne uma seleção de fotografias, esculturas, desenhos, instalações e publicações impressas, muitos dos quais foram desenvolvidos durante sua pesquisa de doutorado em Artes Visuais na UDESC, concluída em 2022.
A artista destaca que os trabalhos apresentados são interligados, alguns como desdobramentos de processos contínuos e de longa duração. “Essa exposição aborda minha trajetória artística e traz muitas obras inéditas que eu estava ansiosa para compartilhar. Expor é uma prática essencial e muito significativa para mim”, afirma Julia.
A mostra propõe uma reflexão sobre a relação entre humanos e animais, explorando os limites que separam e conectam essas espécies e questionando a dualidade entre natureza e cultura.
O retorno à Fundação Cultural BADESC
Embora esta seja sua primeira exposição solo na Fundação Cultural BADESC, Julia Amaral já participou de exposições coletivas no espaço, incluindo “3ª Rodada” (2010) e “Até Meio Kilo” (2011). Para ela, apresentar um trabalho individual no local tem um significado especial.
“Estou muito feliz em expor neste espaço, que desempenha um papel fundamental no fomento da arte como profissão e no reconhecimento da importância da produção artística”, destaca a artista.
Visitação
A exposição poderá ser visitada até o dia 22 de maio de 2025, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, sempre com entrada gratuita.
Fundação Cultural BADESC
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC
Sobre a artista
Julia Amaral é artista, professora, pesquisadora e produtora cultural. Sua produção abrange escultura, fotografia, instalações, intervenções urbanas e ações artísticas. Ela também integra a editora independente Corpo Editorial.
Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC, foi professora substituta de Escultura nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da UDESC por quatro anos. Atualmente, atua como professora de cerâmica, orientadora de processos artísticos e trabalha com produção, direção de arte e cenografia para cinema e teatro.
Serviço
Abertura: 3 de abril (quinta-feira), às 19h
Local: Espaço Fernando Beck – Fundação Cultural BADESC
Visitação: Até 22 de maio de 2025
Entrada gratuita