Aberta a temporada dos chás!

Sei que muita gente já é adepta do chá o ano todo, mas para quem espera o tempo esfriar para apreciar os chás, que tal pensar nos chás também como uma forma de tratar melhor do seu corpo?!

Já pensou que além de poder saborear um bom chá você pode tirar proveito disso? E aqui tô falando de aliar o prazer à saúde mesmo. 

Os chás e infusões são ricos em substâncias conhecidas como fitoquímicos, compostos capazes de atuar no nosso corpo protegendo contra agentes agressores à saúde. Sabe aquela história de fazer dieta detox? Pra que? Você pode simplesmente lançar mão de algumas especiarias e plantas e fazer detox regularmente, sem precisar ficar se sacrificando em momentos específicos.

Minha intenção, é mostrar que podemos aproveitar não só nossos momentos de lazer, mas também os de correria, para bombardear as nossas células com pequenos toques de funcionalidade!!

Toda vez que você quiser comer aquele bolo ou doce no meio da tarde, troque o café com leite ou refrigerante zero e aproveite para acompanhar com um chá branco ou até mesmo uma mistura com hibiscos, laranja e canela. Alimentos com açúcar e farinhas refinadas liberam citocinas que favorecem o processo inflamatório, os fitoquímicos presentes ajudam a combater este processo.

Mas nem todo chá é bom pra todo mundo. E nenhum deve ser consumido por muito tempo isoladamente. 

A hortelã é excelente digestiva, mas para quem sofre de refluxo ou azia pode piorar os sintomas. A camomila é conhecida pela sua ação calmante e pode diminuir o desconforto dos gases, mas quem tem intestino preso deve evitar pois ela acaba interferindo na motilidade do intestino.

Uma infusão de gengibre pode ajudar a prevenir gripes e melhorar enjôos, chá de gengibre pode acalmar uma garganta irritada. O hibisco é um ótimo diurético, rico em antioxidantes e ainda é levemente laxante. Rooibos é um antiinflamatório natural e rico em polifenóis, para quem não pode consumir a cafeína, é uma excelente opção. A canela tem ação termogênica e melhora a sensibilidade à insulina.

Os chás verde e branco atuam aumentando o gasto energético e a oxidação de gorduras. Inúmeros estudos científicos comprovam suas propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas (protegem o DNA, ajudam na detoxificação das substâncias cancerígenas e aumentam a morte das células cancerígenas) e hipoglicemiantes (redução do ”açúcar” no sangue).

E sabia que tomar um chá ao deitar também pode te ajudar a emagrecer? Ao invés de só obter os efeitos calmantes de chás como a melissa, cidreira ou camomila, saiba que são ricos em apigenina, um fitoquímico que atua em uma enzima que pode diminuir a produção de células de gordura. Ou seja, chá antes de dormir também pode auxiliar no controle do peso. 

– Para quem faz cara feia ao pensar no gosto de um chá pelo seu sabor amargo, opte por beber nos extremos de temperatura, bem quente ou bem gelado, isto ameniza a sensação. 

– Nada de adoçar os chás, para aproveitar todo o potencial da bebida, ela deve ser consumida pura. 

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*