Uma voz que une jazz, bossa nova, paixão pela música brasileira e – por que não? – clássicos natalinos. A cantora Alice Tenfen volta aos poucos com seu projeto Especial de Natal, que reflete o amor que ela sente pela data.
“Desde sempre, o Natal foi celebrado em minha família com música, e eu quis criar um show que resgatasse essa magia, misturando clássicos natalinos com jazz, duas grandes paixões ”, explica Alice, que já tem shows marcados no La Cave, no Delfino e em outros espaços.
Professora de inglês e espanhol, proprietária da própria escola e também tradutora-intérprete, nos últimos 15 anos, Alice esteve focada no universo dos idiomas. Porém, ao final da pandemia, em 2022, após um período sabático e ao lado de sua filha, ela reencontrou uma paixão antiga: a música.
“Nesse retorno, comecei aulas de violão com Fábio Carlesso e aos poucos fui me redescobrindo como cantora, sentindo a alegria que cantar sempre me trouxe. Depois de um ano de imersão, decidi seguir meu coração e me dedicar integralmente à música”, relembra.
O primeiro show profissional foi em novembro de 2023, ano em que produziu e lançou seu primeiro especial de Natal. Em seus shows, ela inclui tanto clássicos e contemporâneos do jazz, com referências de nomes como Madeleine Peyroux, Diana Krall e Norah Jones, quanto canções em português, inglês e francês – língua que sempre a fascinou.
“Meu repertório reflete minha história e tudo o que me inspira: uma fusão de jazz, bossa nova e clássicos da música brasileira, estilos que marcaram minha infância. Cresci ouvindo artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, que moldaram meu gosto e despertaram minha sensibilidade musical”, afirma. “ Procuro tocar com músicos que admiro e com quem crio uma sintonia especial”.
Às vezes como “Alice Tenfen Trio” ou “Alice Tenfen Quarteto”, dependendo do repertório e do evento, Alice está acostumada a tocar com nomes importantes da música instrumental catarinense e brasileira, como Edilson Forte (Tatu), no piano, Tiê Pereira ou Marcelo Muller, no contrabaixo, Richard Montano, na bateria, e Cássio Moura e Fábio Carlesso, na guitarra.
“Compartilhar esses momentos no palco, misturando jazz e músicas brasileiras, é como me sinto em casa – e espero que o público sinta o mesmo”, finaliza.
Confira a agenda de shows
Novembro
14 – Jazzinn – Alice Tenfen convida Marcelo Muller ( voz e contrabaixo)
22 – Delfino – Especial Madeleine Peyroux com Edilson Forte (Tatu), Cassio Moura, Marcelo Muller e Richard Montano.
Dezembro
14 – Natal no La Cave
19 – Jazzinn Duo – com Edilson Forte (Tatu)
21 – Natal Delfino – Alice Tenfen quarteto
Saiba mais pelo @alicets