Aos 19 anos atleta do Lira recordista de ultramaratona é promessa e busca patrocínio.

Com intenção de chegar à equipe olímpica de ultramaratonas, o atleta  de Florianópolis agora se prepara para o calendário anual de competições. A próxima prova de Júlio César é dia 13 de maio, na Travessia 10 da Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos (SC), quando vai percorrer 14 km e é um dos favoritos.  Maurício Cangiani, o primeiro atleta a completar a Volta a Ilha sozinho nadando 125km em 5 dias, é quem divide os treinos com Júlio nas promissoras piscinas do Lira Tênis Clube em Florianópolis.


Júlio César Birkner, atleta do Lira Tênis Clube, de Florianópolis, com apenas 19 anos, já vem se destacando em provas de ultramaratonas aquáticas. Mais recentemente, venceu a Travessia da Ilha do Mel (PR), dia 15 de abril, competindo com 50 nadadores no percurso de 23km e, de quebra, conquistou o novo recorde da prova com o tempo de 4h 49 min e 17 segundos, sendo que cerca de 14 km do percurso Júlio nadou contra a corrente. Com fôlego de sobra, não bastasse a vitória e o recorde do sábado, no domingo, 16 de abril, Júlio nadou a prova de 2.5 km da mesma competição e foi o primeiro colocado entre os 40 competidores.

A história de Júlio com as piscinas do Lira Tênis Clube começou em 2014, aos 9 anos de idade. “Eu cheguei a passar um período de quatro anos fora do Lira e retornei ano passado, para treinar com Eduardo, e juntos já conquistei os maiores títulos da minha carreira em menos de um ano”, conta Júlio sobre a parceria de sucesso com seu técnico no Lira. Com o objetivo de integrar o Top 5 do Ranking Mundial de Ultramaratonas em dois anos, Júlio é treinado por Eduardo Seeger Duarte e, a curto prazo, quer buscar índices para integrar a Seleção Brasileira de Ultramaratona e disputar uma Olimpíada na prova de 10km em águas abertas. Para tanto, treina diariamente nadando distâncias que podem chegar a 13 km por treino.

“Um problema que impossibilita as viagens e competições internacionais do Júlio para que ele possa ficar ainda mais expressivo neste cenário das ultramaratonas, é a falta de patrocínio, porque atualmente ele mesmo custeia todas as suas despesas, e as competições fora do país ficam inviáveis neste momento”, explica o técnico Eduardo sobre as limitações do atleta fora das piscinas, já que na água, ele não vê limites para alcançar seus sonhos.  E, comprovando a vocação do clube de Florianópolis em formar atletas de ponta, Maurício Cangiani, o primeiro atleta a completar a Volta a Ilha sozinho nadando somando 125km em 5 dias, é quem divide os treinos com Júlio no Lira Tênis Clube onde a ambição de ambos é participar de provas internacionais e competições de alto nível.

A próxima prova de Julio é a Travessia 10 da Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos (SC), quando vai nadar 14 km solo e é um dos favoritos.