Aplique o Feng Shui na decoração da sua casa. Aproveite todos os benefícios dessa técnica milenar.

O Feng Shui é uma prática antiga e poderosa, de harmonização e decoração. Nasceu na China  há mais de 4 mil anos, e se espalhou pelo mundo rapidamente, ganhando diversos adeptos. Grandes empresários e celebridades, como Madonna, Bill Gates e Oprah, adotam essa técnica em seus lares.

Essa prática tem como objetivo, eliminar as energias negativas dos ambientes e trazer mais equilíbrio e harmonia aos espaços, por meio de cores.

Para Feng Shui as cores representam um elemento da natureza e transmitem um tipo de energia. Por isso, na hora de escolher as cores dos cômodos e decoração da sua casa, é importante escolher com calma, e focar no tipo de atmosfera e energia que você deseja passar para o ambiente e para quem convive com ele

Para te ajudar a encontrar a melhor e decoração para sua casa, trouxemos algumas das cores mais utilizadas na técnica do Feng Shui e como elas podem ajudar a balancear o fluxo energético da sua casa.

Amarelo: É a cor da vitalidade, da luz, e é considerada a cor do equilíbrio. Está principalmente relacionada ao elemento terra e sua estabilidade. É a tonalidade da concentração e da comunicação, por isso essa cor é muito recomendada para ambientes de estudo e trabalho, visto que estimula atividades mentais.

Verde:  A cor da sorte, esperança, da família. Representa o elemento madeira e corresponde principalmente  às áreas de prosperidade, crescimento e segurança. Por ser uma cor muito conectada à natureza, transmite sensação de calma e relaxamento. é ideal para qualquer ambiente da casa, principalmente para os quartos e banheiros.

Vermelho: É considerado como a cor do sucesso. Representa o fogo, sangue e simboliza a energia vital. Traz vitalidade, aumenta a autoestima e pode ajudar em áreas amorosas. É uma ótima cor, porém é necessário usar com moderação e sabedoria, devido a sua força, a cor em excesso pode levar a estados de agitação e nervosismo.

Azul: Transmite tranquilidade, harmonia e paz. É uma cor do elemento água. É recomendada para reestruturar os ambientes e trazer mais espiritualidade e autoconhecimento.  É ideal para cômodos de lazer e relaxamento, como salas, quartos, biblioteca, espaço para meditação, principalmente porque essa cor traz serenidade. Em excesso, traz bastante sono e melancolia.

Violeta: A cor violeta, assim como os tons de roxo e lilás, é considerada como a cor da espiritualidade, e do sucesso. Representa prosperidade e é recomendada para atrair dinheiro e fartura. Ajuda a estimular e facilitar o estado de meditação, ampliar horizontes e atrair boas oportunidades. É ótima para ser usada, em paredes ou artigos e decoração.

Rosa:
É uma cor do feminino, da mãe e é regido pelo elemento terra. O rosa representa a área dos relacionamentos. É a cor ideal para usar em quartos, principalmente para quem busca mais harmonia em relacionamentos, mas cuidado, se usada em excesso, pode indicar infantilidade e ingenuidade.

 Cinza: É a cor cinza da harmonia e do equilíbrio, e está ligada ao elemento terra. No Feng Shui, o cinza é visto como uma cor que ajuda a reforçar e fortalecer vínculos pessoais e influência na estabilidade do dia a dia. Com certeza, é uma cor ótima para paredes ou objetos de decoração. Mesmo um quarto simples ganha mais elegância com o cinza.

Branco: É a cor da limpeza, pureza e espiritualidade. Simboliza novos começos e novas oportunidades. Está ligada ao elemento metal. É uma ótima cor para despertar a criatividade, por isso é recomendada usá-la em ambientes como home office. Porém, em excesso pode acelerar o chi – energia vital, e causa ansiedade, por isso equilibre com outras cores.

Preto: É uma cor forte e muito poderosa, regida pelo elemento água. Representa sabedoria, sensibilidade, poder e mistério. Tanto o preto quanto o azul marinho são indicados para o trabalho, por isso é ideal para escritório ou salas de estudo.

Dentro de casa deve ser usada de forma moderada, já que em excesso pode causar pessimismo e depressão. Busque sempre cores que estejam alinhadas com seus objetivos e aposte em combinações, ou diferentes tipos de subtons. E não se esqueça, use com moderação as cores.

E aí, pronto para começar a aplicar o feng shui na sua casa?!