Que tal aproveitar o tempo extra em casa para turbinar a rotina de skincare? Fora fazer máscaras faciais e criar um mini spa em casa, também é possível fazer em casa alguns protocolos, como yoga e drenagem facial.
A drenagem facial é uma série de movimento manuais que estimulam o sistema linfático, ajudando a diminuir o inchaço matinal e o aspecto de cansaço. Além disso, a técnica favorece a eliminação de toxinas e auxila na hidratação e revitalização do rosto. Confira o passo a passo:
Passo 1: alongar
Com a pele limpa e tonificada, é importante começar a alongar a musculatura do pescoço. Essa região tem uma cadeia grande de linfonodos que drenam todo o rosto. Estar com ela alongada ajuda a alcançar um resultado melhor. Coloque a cabeça para o lado e segure fazendo uma leve pressão. Faça isso nas duas direções. Uma dica é soltar o braço e deixá-lo relaxado ao lado do corpo para ajudar no alongamento.
Em seguida tente encostar o queixo no peito e faça uma leve pressão no alto da cabeça. Esse movimento vai ajudar a alongar ainda mais os músculos da nuca. E por fim coloque a cabeça para trás apoiada nas costas para que os músculos da frente do pescoço sejam alongados. Todos os exercícios devem ser feitos por cerca de 20 segundos em cada posição.
Passo 2: libere os linfonodos
Comece fazendo um movimento delicado de ‘onda’ com as mãos e os dedos na junção entre o pescoço e o rosto, indo até um pouco abaixo das orelhas. Vale deixar a parte do hidratante para o momento da drenagem, não só com o objetivo de facilitar no deslizamento, mas também para ajudar a potencializar o efeito do creme.
Depois da área entre pescoço e rosto, fazer o mesmo movimento de ondulação dos dois lados da tireoide. Entre a junção do pescoço e o tronco, um pouco depois do início do osso da ‘saboneteira’. Também massagear embaixo do queixo. Esse movimento bombeia e esvazia os linfonodos. Com isso é possível mandar uma carga de líquidos maiores para esses lugares.
Passo 3: massageie
Depois de desobstruir os linfonodos e mantendo o movimento anterior, comece a massagem pela testa. Vale lembrar que não existe um número certo de repetições, mas é importante que sejam feitas várias vezes para estimular a região. O líquido tirado da testa deve ser levado para a região das têmporas, que vão desembocar nos linfonodos próximos à orelha.
Em seguida, a área a ser massageada é a dos olhos. Também direcionando o líquido para os linfonodos mais próximos. Com uma das mãos aberta faça um movimento em cima do olho como se estivesse puxando suavemente a pele para o lado, em direção à orelha. Logo após, use a outra mão com os dois dedos em forma de V deitado para fazer o mesmo movimento, mas agora só com a ponta dos dedos. Depois de finalizar, faça no outro olho.
A próxima região é a do nariz e abaixo dos olhos. Novamente direcionando os líquidos drenados para os linfonodos mais próximos.
Depois de fazer no resto do rosto, é indicado pegar a ponta dos dedos de uma forma bem firme e fazer movimentos circulares em toda a face. Descendo essa massagem também para a região dos pescoço. Além de promover relaxamento, ajuda ainda mais a estimular a circulação dessas regiões.
E aí, prontos(as) para colocar em prática?