Arquiteta Estela Cislaghi apresenta o Living Co – Existir na CASACOR SC Florianópolis

No projeto, destaque para ambientes diferentes que coexistem e possibilitam tanto momentos de descompressão quanto de diversão

O retorno dos encontros informais em casa foi o ponto de partida  da arquiteta Estela Cislaghi, uma veterana em mostras de decoração, ao criar o projeto do Living Co – Existir, pensado para a edição 2022 da CASACOR SC Florianópolis, que abre as portas ao público dia 18/9 e segue até 30/10, no imóvel centenário que já abrigou a Escola Silveira de Souza, no Centro da cidade.

A ideia do living-bar tem a ver com o atual contexto pós-distanciamento de quase dois anos. O espaço é uma maneira de homenagear a volta da vida social, os reencontros, o ato de receber em casa. Fazendo relação ao tema “Infinito particular”, trazido pela CASACOR, Estela compartilha um pouco da sua essência, daquilo que ela acredita que a arquitetura pode fazer pelas pessoas.

Na ambientação de 45 metros quadrados, destaque para a integração do living com o jardim. Segundo a arquiteta, a sala ficava de costas para a área externa, sem qualquer ligação. Mas, o projeto mudou tudo. Uma abertura foi criada e resultou em um vão generoso de 3.40 metros. Este, ganhou folhas reversíveis, que podem ser recolhidas 100%, permitindo a entrada da luz natural e a conexão entre interior e exterior. O que era fundos, virou o acesso principal.

A partir do conceito centrado em dois pilares, o do relaxamento e o da diversão, a profissional fez a distribuição do layout.

 “Pensei em um ambiente com funções diferentes e que coexistem: um espaço de living e descompressão, voltado para o jardim. Ao fundo, um bar super equipado, com banquetas ao redor para encontros e drinques”, pontua a autora do projeto.

A estante que ocupa a parede inteira, revestida de pedra natural, acomoda bebidas e plantas, atraindo os olhares de quem entra. Aliás, o nicho das bebidas – para todos os gostos – tem uma adega refrigerada, uma cervejeira e um frigobar. 

Para abrigar os vinhos, Estela desenhou uma estante especialmente para a mostra, feita de aço super slim. A cristaleira expõe taças para todos os tipos de drinques e vinhos. Um banco lateral percorre o ambiente de ponta-a-ponta, fazendo a conexão entre o estar e o bar. 

Um som imponente, embutido no forro, dá o tom para os momentos, tanto de relax quanto da diversão. Playlists foram produzidas especialmente para o clima proposto ao ambiente, com músicas para as múltiplas ocasiões.

 No quesito iluminação, o bar ganhou uma solução mais indireta, compondo a “pegada” da diversão noturna. Pontos focais, com dimensão bem reduzida, embutidos no trilho eletrificado no gesso, direcionam focos de luz e sombra no espaço.

Para a ambientação desejada, Estela escolheu cores em tons suaves para brincar com o verde existente no jardim e também dentro do ambiente. O padrão carvalho natural, o branco, o off-white e o verde definem a paleta predominante. O toque de aconchego, conforto são complementados pelo uso de materiais quentes como a madeira, algodão no revestimento do sofá, recouro nas banquetas, sisal no tapete.

Destaque ainda para o revestimento em madeira ecológica com uma suave ondulação e aplicação de cores, na parede que acompanha o banco que une bar e estar, que é um lançamento no Brasil. Para finalizar, uma lareira ecológica revestida em pedra natural brasileira, ideal para curtir os momentos de pausa, de relaxamento.