Arquiteto Gabriel Bordin assina a “Casa Brisa” na CASACOR/SANTA CATARINA.

Com ambientes integrados, o projeto emoldurado pela vista para o mar propicia aconchego e leveza

A CASACOR/SANTA CATARINA está aberta aos visitantes e até 29 de outubro será possível conhecer os espaços projetados no local que abrigava o hotel Maria do Mar, no Bairro João Paulo, em Florianópolis. O arquiteto Gabriel Bordin, um dos expoentes da arquitetura catarinense, promete ser um dos destaques desta edição com o espaço “Casa Brisa”, que convida o visitante a sentir na pele a brisa do mar em um ambiente repleto de leveza.

A antiga garagem de barcos do hotel teve a planta em “L” preservada e foi transformada em uma casa iluminada e contemporânea. O exterior da edificação foi revestido em madeira branca, das paredes ao telhado, e confere um ar mais homogêneo, robusto e realça as características mais encantadoras do que era o “rancho de pescador”.  

A área social desemboca na praia e a janela da sala de estar emoldura a vista para o mar. O ambiente é pensado com peças de design brasileiro que se organizam em torno da tela viva. Sem portas e paredes entre os espaços, o conceito do ambiente projetado por Bordin traz a brisa do mar atravessando a planta fluida e integrada. “É uma casa energizada pelo mar, pelo vento, pela rota do pôr-do-sol e se impõe ao meio ao se integrar, expõe o usuário às intempéries e o protege também. Sua planta se deita no solo como um ser vivo, preguiçoso e calmo, como uma brisa amena, ativa e zelosa”, explica o arquiteto. 

A cozinha traz uma bancada de mármore de aspecto maciço e que também faz alusão à arquitetura nacional com seus acabamentos arredondados, sem quinas vivas, que se estende e encontra a mesa de jantar, propondo uma configuração linear onde os usos de estar e jantar se complementam.

Entre o living e o quarto, a separação se dá por conta da diferença de níveis e a mudança do revestimento do piso, que recebe assoalho branco em contraposição ao lajão de pedra caxambu das áreas de jantar, estar e cozinha.  Outro elemento que divide estes espaços é o biombo Brisa de desenho autoral, o móvel é um grid de madeira e vidro e dentro de cada uma das molduras possui duas aquarelas de temática marinha do artista catarinense Nestor Jr.

O quarto com vista para as árvores do jardim traz mais uma característica da “Casa Brisa”, que faz alusão às raízes em sua arquitetura e detalhes.  A “Cama Veleiro” desperta o imaginário náutico e foi desenhada exclusivamente pelo Studio Grabriel Bordin para esta edição da CASACOR/SANTA CATARINA. 

Outra característica do projeto é a integração da área de banho com o dormitório, dividida por cortinas translúcidas. Portas de celeiro semelhantes às originais da edificação dão acesso à banheira, externa e integrada ao paisagismo, para um banho a céu aberto. 

A Casa Brisa é um espaço contemporâneo, com cores neutras e ambientes integrados, sem excessos, que propicia aconchego, conforto e a sensação de leveza e fluidez trazida pela brisa do mar.