Arquitetura com Afeto!

Olá, pessoal. Estamos inaugurando a nossa coluna aqui e neste primeiro post quero falar de uma forma mais ampla sobre o nosso tema. Vamos focar em detalhes e soluções específicas em outra ocasião, ok? 

Já estamos em fevereiro e a vida começa a estabelecer as rotinas do dia a dia.

Escola, trabalho e atividades diversas voltam a fazer parte do nosso cotidiano e nos fazem pensar nas coisas da casa que queremos mudar ou naquelas que deixamos pra tras em 2018.

Então, quer saber o que vai rolar no Décor 2019 para ficar antenado e repaginar o seu lar? Vou listar algumas tendências para você que está pensando em repaginar a casa ou algum cômodo dela.

Arquitetura do aconchego: Eu já havia notado isso na feira de Milão em 2016 e na edição do ano passado pude constatar que as formas mais arredondadas e o Décor mais solto, sem tantas amarrações no mobiliário sob medida estão em alta numa clara referência ao mobiliário dos anos 70.  Penso que essa tendência veio para suavizar nossa vida frenética e nos abraçar quando chegamos em casa. Estamos carentes de carinho e aconchego. Então, invista nesta ideia adquirindo mesas, poltronas e demais móveis e objetos com formas mais suaves e arredondadas, de preferência que exponham madeira natural em sua composição. Tudo o que remete ao orgânico e natural está em alta. Aposte também no handmade local e valorize a sua cultura.   

Ângulo externo da cozinha com afeto 

(@casacor2018 foto de @mariboro da @acasaacom)

Décor Afetivo: Imprimir personalidade ao espaço e torná-lo único é fundamental. A casa deve ser o espelho do que pensamos e da forma como vivemos. O que está em alta deve traduzir tudo isso e contar um pouco da nossa história. Costumo dizer que adoro quando meus clientes têm baú, lá eu consigo entender melhor a história e personalizar o espaço de cada um.  Garimpe objetos e móveis que pertenceram à sua família. Se não conseguir isso, mergulhe no passado e busque na memória aquilo que traduz encantamento, as chamadas memórias afetivas. Cheiros, cores, objetos, qualquer coisa que traga à tona boas sensações é bem vindo ao Décor.

Combinar pratos de família com outros objetos ou pratos mais contemporâneos pode trazer  um resultado elegante e divertido.

Mix de heranças familiares, viagens e objetos contemporâneos.

Peças utilitárias da ceramista Lica Takahashi valorizam o handmade local

Na edição da @casacorsc 2018, assinamos o espaço intitulado Cozinha com Afeto. A inspiração veio das memorias e experiências da infância e adolescência. A escolha certeira dos acabamentos, das cores e dos objetos trouxe a tona a arquitetura do aconchego e o décor afetivo, sem negar o conforto que a tecnologia proporciona e que a vida contemporânea exige. 

Neste ângulo podemos observar o mix de objetos que fazem referencia as memorias afetivas. Destaque para os pratos de parede em cerâmica da artista Sara Ramos. (@casacor2018 – foto de @mariboro da @acasaacom)

Cores: As cores transformam os espaços e apontam tendências. Todos os anos a @pantone, empresa americana especializada na pesquisa de cores e comportamentos, lança uma cor que orienta vários segmentos da indústria, principalmente moda e decoração. A cor para 2019 é a chamada living coral 16-1546 e teve o fundo do mar como sua maior fonte de inspiração.  O nome já diz tudo, não é?! 

Podemos usar o Living Coral de varias formas. A que primeiro vem à cabeça é pintar uma parede, não é? Se você simpatiza com a cor, invista em uma ou varias paredes. Mas se você acha que não consegue assimilar uma parede inteira desta cor, ou se acabou de reformar usando outra cor, aposte em coisas menores como almofadas, mantas e objetos. E já que estamos falando em personalizar, use e abuse da sua criatividade. 

No Hall deste hotel, jogo de cores, elementos arquitetônicos, espelho e agua proporcionam uma lúdica experiência.

DICA: Lembre que pra você mudar a decoração não precisa se desfazer de tudo o que tem e/ou das coisas que gosta. Guarde-as. Os movimentos da moda e do Décor vão e voltam. Repaginados sem duvida, mas acabam voltando. Então, se forem peças boas ou se elas referem-se as suas memórias, guarde-as com carinho para usá-las em outra ocasião ou combine-as com outras peças e o resultado já será diferente.

Ambientação da conhecida loja H&M com o uso da cor living coral em detalhes.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*