Bate-papo sobre finanças na arquitetura reuniu grupo de profissionais na Saccaro

Cerca de 50 arquitetos reuniram-se nesta semana, na Saccaro, para aprofundar conhecimento sobre como melhorar os resultados financeiros do escritório. O bate-papo foi conduzido pela especialista Tânia Nogueira. 

“Para que a gestão financeira realmente funcione, é fundamental definir rotinas financeiras tanto operacionais quanto gerenciais. O primeiro passo é fazer o registro de todas as movimentações do dinheiro que entra e sai e também fazer a conciliação bancária para garantir a qualidade das informações. O registo das informações financeiras é que permitirá realizar a apuração de resultados, controle do fluxo de caixa, elaboração de projeções”, explicou Tânia. 

Ferramentas de gestão financeira tem uma contribuição importante nesse processo, podem ser softwares, planilhas ou ambos, dependendo do porte e da situação do escritório.

“Sugiro que se faça o fechamento do resultado mensalmente. Alguns dos indicadores importantes são o faturamento e a lucratividade para entender o potencial da empresa em converter as vendas em lucro. Esse acompanhamento promove a tomada de decisões mais assertivas”, avalia.

Fundadora da da GrowIN, em Florianópolis, Tânia tem 15 anos de experiência na área e cases de sucesso no Brasil, Estados Unidos, França e Alemanha. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializada em Business Economics, na University of Toronto, e pós-graduada na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Suas consultorias são responsáveis por realizar serviços como planejamento estratégico, elaboração de planos financeiros, atuação como gestor financeiro part time (CFO as a Service), valuation (estimativa de valor da negócio), due diligence e implantação de conselhos consultivos.