Beirute por Carol Lobato

Hello lindezas da minha vida! Voltei de férias e estou com dicas incríveis do Líbano! Alias, que país surpreendente e encantador! Passei oito noites lá e não foi o suficiente de tanta coisa legal que tem para ver! É o tipo de lugar que tem programas culturais maravilhosos, a moda local e internacional reina absoluta, tem os melhores restaurantes do planeta terra {obviamente, com a melhor comida Árabe} e eles sabem fazer festa como ninguém! O que mais precisa para a viagem perfeita? Então anotem todas as minhas dicas especiais, que vocês vão querer pegar o primeiro vôo para Beirute!

Passeios culturais – Tem três passeios imperdíveis! Mas a dica de ouro é contratar a Julia Ibrahim (segue ela no instagram @julia_ibrahim_h), brasileira e libanesa, que mora ha mais de 12 anos em Beirute e pode acompanhar vocês nos passeios e sabe tudo da cultura de lá. O que mais amei é que ela não indica passeios desnecessários só pra vender sabe? E tem as melhores dicas! Então seguem os passeios:

Beirute tour – caminhada de 2 horas por Beiture Downtown guiada por Julia para conhecer a Mesquita, Praça dos Mártires, igreja Ortodoxa, Igreja Maronita, praça da estrela, Cidade Romana, Palácio Saray e banhos romanos e ao longo do percursso ir conhecendo tudo sobre a história de Beirute que é super interessante. Vale terminar a caminhada vendo o sunset no BayRock, uma pedra linda e escolher um dos restaurantes ali para apreciar o sol.

Baalbek e Vinícola Kefraya – Acrópole de Baalbek é situada ao Norte de Beirute e trata-se de um dos maiores e mais bem preservados complexos de templos romanos do mundo, construídos entre os séculos 1 e 2 d.C. Reserve pelo menos umas 2 horas para passear lá que é lindo demais. Depois vale almoçar no caminho no restaurante Karam Alreef e terminar o dia na Vinícola Kefraya – os vinhos são deliciosos e tem um preço ótimo e o tour por lá é lindo.

Gruta de Jeita e Byblos – Começar o dia conhecendo a Gruta de Jeita,  um complexo de duas cavernas de pedra calcária, separadas mas ao mesmo tempo interligadas, totalizando um comprimento de aproximadamente 9 km. Ela foi candidata a ser uma das 7 maravilhas do mundo {Não pode bater fotos mas na parte do barquinho tentem fazer algumas rapidinho que rola!}. Em seguida vão conhecer Harissa, a nossa Senhora do Líbano com uma vista de tirar o fôlego e partam para Byblos, a cidade mais antiga do mundo continuadamente habitada. Tem um centrinho super fofo para fotos e comprinhas locais. Terminem o dia no restaurante Babel, na beira do mar, delicioso!

Restaurantes:

Liza @lizabeirut – Não deixe de conhecer o restaurante mais lindo e bem frequentado da cidade. Melhor comida libanesa e aos domingos tem um brunch delicioso!

Em Sherif @emsherifrestaurant – A melhor comida Libanesa e que todos que perguntei sobre Beirute indicaram. Quem quiser vista escolha o da Zaytuna Bay, que é na marina e é uma delicia passear final do dia e sentar por lá.

Level 26 @level26beirut – Esse é o rooftop do hotel Four Seasons, que é o maior agito! A foco é comida japonesa, drinks e DJ, com uma vista incrível da cidade.

Society Bistrô @societybistro – Esse restaurante foi indicado por um amigo libanês e nós fomos e amamos! É super badalado e a comida tem um quê francês, com club sanduíche, pastas e afins.

Babel @babel_lebanon – Cultura e culinária libanesa incrível, ambiente delicioso e tem em alguns lugares. Vale ir no dia do passeio a Byblos ou escolher o da Zaytuna Bay e sentar na parte de fora.

Passaria horas falando de restaurantes pois a lista é extensa, por isso escolhi esses cinco, porque agora vou falar dos rooftops e baladas:

Sky Bar @skybar_beirut – Esse foi o lugar que mais gostei. Balada no topo de um edifício, que só toca musica latina – que eu amo – e super bem frequentado. Fora que, como lá não chove, é tudo a céu aberto e esse lugar é o máximo.

Iris @irisbeirut – Me faltam palavras pra descrever o charme deste rooftop, também a céu aberto. As baladas e rooftops são todas no mesmo lugar. Então pode ir a pé de uma pra outra. Lá tem o banheiro mais lindo do planeta, rs! O bar é decorado com aquelas luzes lindas, tipo de natal assim, só tem gente bonita e os drinks são deliciosos.

AHM Club @ahmclub – Esse, como o nome ja diz, é balada grande! Eu prefiro as menores, mas pra quem curte festa maior e com som menos comercial vale super a pena.

The Garten @the.garten – Esse lugar é tipo um Warung, só que menor e a céu aberto. Lá tocam os melhores djs que circulam no mundo todo. O lugar é super legal e cool, para ver gente descolada sabe? Amei!

Pierre & Friends @pierre.and.friends – Esse foi considerado um dos melhores Beach Clubs do mundo e é super legal. Fica ao norte de Beirute, em uma cidade litorânea chamada Batroum (meia horinha de Beirute). Vale muito a pena ir passar o dia pegando sol e depois curtir um sunset por lá. A noite é super animado!

Janna Sur Mer @janna_sur_mer – Hotel e beach club na beira do mar, com uma piscina deliciosa para passar o dia e pegar sol, Lá é mais calmo, não tem badalação sabe? Para curtir um sol e aproveitar!

Lojinhas locais: Essa parte fiquei expert, porque amo moda e principalmente designers locais!

Cream Concept Store @creambeirut – Essa é, sem sombra de dúvidas, a multimarcas mais descolada de Beirut. Vende as bolsas mais incríveis, os designers mais cools, bijouxs, tudo muito bem selecionado.

Sarahs Bag @sarahsbag – Eu precisava ver a famosa Sarah Beydoun, estilista de bolsas que tanto admirava pela internet e agora ainda mais que conheci pessoalmente. As bolsas são feitas por presidiárias vocês tem noção? Fora que é numa casa incrível, com todos os modelos expostos de uma maneira mais incrível ainda. Tem algumas peças de roupas e eu acabei comprando uma camisa de algodão lindíssima e bordada a máquina.

Hiden Seek Shop @hidenseekshop – Aquela papelaria, que você descobre no meio do nada, e fica enloquecida! Pra quem gosta de papelaria como eu não pode deixar de ir. Na verdade eu encontrei os guardanapos de papel mas lindos do universo – de abacaxi, tucano e flores.

Depechemode @depechemode_beirut – A melhor multimarcas de roupas da cidade. Essa não tem acessórios ou tem bem poucos na verdade. O foco são as roupas, super descoladas, muitos vestidos, kaftans e blusas de babar! Sabe aquela dica que você se pergunta: será que guardo só pra mim? Rs! Tem várias na cidade, vale escolher a de Downtown, que aí você já passeia pelas lojas chiques da cidade (Chanel, Dior, Prada…vale lembrar que em Beirute é o único lugar que essas lojas tem desconto. Perguntem quando entrarem e eles te levam para o segundo andar!).

MMM by Joel @mmmbyjoel – Essa marca é para colocar no radar, para quem gosta de bolsas diferentes e super originais. Não tem loja própria mas vende na Cream Beirut.

Aishti @aishtiworld – Essa é a multimarcas que vende todos os designers internacionais e locais em Beirute. Seria tipo uma Mares Guia comparada ao Brasil sabe? Ela é bem cara mas tem uma seleção incrível em muitos andares. Vale ir nem que seja só pra conhecer sabe? Ou aproveitar as sales de verão!

Passaria horas e horas escrevendo e dando dicas para vocês, mas ai esse post ficaria infinito e eu passaria umas três horas escrevendo ele, rs! Isso é para vocês terem noção de como o Líbano é apaixonante e cheio de coisas para fazer! Ah, nem falei sobre hospedagem né? Nós ficamos no Radisson Blu, hotel bem localizado e confortável, os quartos são bem grandes e tem preço super bom.

Então quando eu voltar para lá, que espero ser em breve, escrevo a parte dois com mais dicas ok? Espero que tenham gostado, porque eu amei ir até lá e queria passar essa mesma impressão para vocês!

beijos e até a próxima,

Carol.