Bourbon Street Fest chega à Santa Catarina com shows gratuitos

Cinco atrações se apresentam no dia 24 de setembro, no Largo da Alfândega, em Florianópolis

Um dos mais tradicionais e renomados eventos de Jazz do Brasil chega à sua 18ª edição no Brasil com uma novidade: a capital catarinense entrou para o roteiro do evento e terá uma programação especial e gratuita no próximo dia 24 de setembro, a partir das 12h30 no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis será realizado o 1º Bourbon Street Fest Floripa. 

A música de New Orleans, um dos berços do Jazz no mundo, está no DNA do Bourbon Street Fest e também poderá ser conferida pelo nesta estreia em Santa Catarina. Uma das atrações já confirmadas é o grupo norte-americano Dwayne Dopsie & the Zydeco Hellraisers. Integram a programação o projeto Fanfarra da Ponte, o quarteto Lele Swing, Hot Nola, e Bananeira Brass Band. “Há muitos anos estamos tentando trazer o Bourbon Jazz Festival / Street Fest para Floripa.

Será uma ação simultânea com a programação em São Paulo e que trará para o nosso público um gostinho do jazz que é produzido aqui e em New Orleans”, destaca Edgard Radesca, idealizador do Festival.

O 1º Bourbon Street Fest – Floripa é uma realização do Instituto Floripa Jazz e Cidades Musicais, com apoio cultural da AltoQi, APCEF/SC, Baia Sul, Clínica Imagem, LK Design Hotel e Mercure. Patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Sobre as atrações

Dwayne Dopsie & The Zydeco Hellraisers – Os artistas de zydeco estão sempre entre os mais aplaudidos no Bourbon Fest. Parente longínquo do forró, o zydeco surgiu na Louisiana nos anos 50, quando o rhythm & blues fundiu-se à música cajun (um tipo de country afrancesado). Altamente dançante e alegre, o ritmo contagia a todos. Um dos pioneiros do zydeco foi Rockin’ Dopsie, pai de Dwayne, que hoje, por sua vez, é um dos artistas mais carismáticos do gênero.

Eleito pela Associação Americana dos Acordeonistas “o acordeon mais quente da América” em 1999, Dwayne toca com uma energia e empolgação raramente vistos no showbiz.

Hot Nola – é uma mini big band que celebra a música de New Orleans, a cidade dos sonhos, berço do jazz!!! “NOLA”, como é chamada pelos nativos, sempre foi uma cidade multicultural, característica que também está impressa em sua música, a qual mescla como nenhuma outra as influências da música européia com a cultura afro americana e indígena. O repertório da Hot Nola é um apanhado das diversas fases musicais pela qual a cidade vivenciou, do hot jazz ou jazz dixieland dos anos 20 ao funk e blues dos anos 50/60/70. 

Bananeira Brass Band – Fanfarra popular dançante formada por sopros e percussão, O grupo pesquisa gêneros e ritmos da cultura popular brasileira mesclando-os com a cultura pop da Black e Soul Music para criar harmonias rebuscadas para trompetes, trombones, saxofone, percussão e sousafone. Já tocou em festivais independentes como Psicodália (SC), Curitiba Jazz Festival (PR), Tum Sound Festival (SC), Oficina de Música de Curitiba (PR), Resistência Pirata (PR), Revirada (SC), Libélula (PR), Bradamundo (SC), Saravá (SC), entre outros. 

Fanfarra da Ponte Show – um conjunto de musicistas de sopro e percussão de Florianópolis com roupagem carnavalesca e arranjos autorais de composições que vão do universo do cancioneiro do brasil até o pop. Oriundo do bloco de carnaval da Fanfarra da Ponte, os musicistas tem em sua instrumentação um conjunto musical bem variado, com instrumentos e linguagem capazes de captar os ouvidos mais aguçados e os olhares mais esperançosos.

Lele Swing – A banda Leleswing é originalmente um duo francês-argentino de jazz, multi-instrumental, composto por Fabien no acordeom, trompete e voz, e Soledad no violão cigano.

Nesta oportunidade a banda se apresentará em quarteto junto a Tie Pereira no contrabaixo e Rick O’Connor, diretamente de Londres, no violino. Sua música intimista e alegre remete à época do “Hot Jazz” dos anos 30, trazendo os ouvintes de Paris até Nova-Orleans.

A identidade da banda é fortemente influenciada pela pegada do jazz cigano do famoso Django Reinhardt, mas com uma preferência pelo repertório de artistas como Louis Armstrong, Count Basie, Fats Waller ou Sidney Bechet entre outros.

Serviço

O quê: 1º Bourbon Street Fest – Floripa
Quando: 24/09/2022
Local: Largo da Alfândega – Centro/Florianópolis
Horário: 12h30 – Intervenção de rua Fanfarra da Ponte
13h- Fanfarra da Ponte
15h- Lele Swing 
17h-Hot Nola
19h- Bananeira Brass Band
20h30- Dwayne Dopsie & the Zydeco Hellraisers
Ingresso: Gratuito