Mais do que fast-fashion. A C&A vai lançar pequenas coleções que serão criadas em menos de 24 horas, sendo vendidas no calor do consumo pautado pelas redes sociais, num serviço batizado de Alerta Tendências. A estratégia busca aumentar as vendas do e-commerce da marca, que já vêm crescendo fortemente.
O novo serviço quer aproveitar o engajamento das redes sociais, especialmente o criado por influenciadores digitais, para estimular a compra por impulso. Para tornar viável a entrega, a varejista criou uma “linha de produção” que envolve 120 profissionais das áreas de estilo, logística e “buscadores de tendência”. Com as informações da internet em mãos, os estilistas precisam criar uma peça que deverá estar disponível para pré-venda em 24 horas no site da companhia, com fotos com modelos e todas as especificações. As entregas são realizadas em até 15 dias. A princípio, essas coleções terão 100 unidades fabricadas por peça.
No primeiro trimestre, as vendas online da C&A subiram quase 180%, em relação ao mesmo período de 2020. Já a receita das lojas físicas registrou uma redução de 21,7%. Ainda assim, a varejista se mantém otimista com o avanço da vacinação e espera, para 2021, ampliar a rede em 20 unidades, para um total de 305 pontos de venda.