CASACOR/SC em contagem regressiva para abertura oficial

A mostra catarinense sediada na Escola Silveira de Souza, em Florianópolis, abre as portas ao público neste domingo (18) com 28 espaços inspirados no tema “Infinito Particular”

Estreias, novas parcerias, trajetórias reforçadas. Desafios, perrengues na obra, soluções e muitas histórias. Participar de uma mostra de decoração é viver intensamente os extremos. A alegria, o frio na barriga, o nervosismo, a euforia.

No período que inicia na assinatura do contrato até lacrar o ambiente para a grande abertura, muita coisa acontece nos bastidores. Só quem vive a maratona sabe. Mas no final, quando as portas abrem para receber a visita do público, o sentimento é que tudo valeu a pena.

E vale mesmo. Ainda mais quando a sede que abriga a edição é um patrimônio histórico da cidade. A poucos dias da inauguração oficial, a CASACOR/Santa Catarina 2022 está pronta para apresentar a produção de arquitetos, designers de interiores, decoradores e paisagistas em 28 ambientes.

Em comum, os profissionais partiram do tema central “Infinito Particular” em propostas para casa, projetos comerciais, gastronômicos e para aproveitar a natureza a céu aberto.

A Escola Silveira de Souza, por meio de uma parceria com a Fundação Franklin Cascaes, órgão da Prefeitura Municipal de Florianópolis, é o endereço oficial deste ano, de 18 de setembro a 30 de outubro. Após a passagem do evento, as melhorias na infraestrutura preparam a edificação centenária para novo uso: o novo centro cultural da cidade. 

“Trabalhar com um patrimônio tombado é uma grande responsabilidade, mas também muito especial. Poder aplicar a nossa energia na manutenção do prédio, que se tornará centro cultural logo após a passagem da mostra, nos enche de alegria. Esperamos todos para que conheçam a produção desta edição e se apropriem deste local que pertence a nós”, comentam os diretores da franquia catarinense Francis e Luiz Bernardo.

Infinitos Particulares

As jaqueiras centenárias, assim como a edificação, foram preservadas com todo o cuidado pelo escritório Alpes Arquitetura. O legado também está na condução do projeto, numa prática arquitetônica que não briga com a história e não desmata para construir algo novo. 

Uma casa tombada também levanta a questão do paisagismo coerente com o bioma que faz parte. Arquiteta e paisagista Ana Trevisan fez um trabalho primoroso no jardim da fachada, preservando espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo outras necessárias para que além de belo, o projeto possa oferecer um serviço ecológico para a região.

Tem ainda estreias como a dos escritórios Felipe Müller Arquitetura e Crippa e Assis Arquitetura, juntos no Bistrô que tem no comando o chef Narbal Corrêa. Ainda a arquiteta Fernanda Sacks costura as casas erguidas no pátio com a Praça da Ilha, e Mariana de Souza prepara um local para degustar um café. Da nova geração o Octaedro Arquitetura traz uma proposta de living acolhedor e o RCK Integradas deixa tudo muito aconchegante no Empório do Vinho. 

Tem Bar “Enjoy The Ride”, de Tiago Bortolança arquiteto especializado em casas noturnas,  para voltar a compartilhar conversas à mesa e bebericar chopp artesanal da Cervejaria Faixa Preta. A designer Cristina Iglesias garimpou tapeçarias do Oriente, verdadeiras obras de arte no seu espaço. E desponta uma nova dupla de veteranos de mostra no mercado: Cris Passing e Anderson Schussler somam as experiências e traços.

Dos veteranos, Marcelo Salum está no elenco catarinense após temporada de sucesso na CASACOR/SP. Cris Delpizzo e Gio Delpizzo, irmãos e sócios, assinam a Sala de Banho a convite da DECA. Como uma onda no mar, o arquiteto Leandro Sumar conta sua relação com o surf. Já Natália Xavier desmistifica um loft projetado para um jovem advogado. Michael Zanghelini avisa que está na hora de voltar a viver em boa companhia e vibrações. Gabriel Bordin propõe flexibilidade no espaço para uma rotina em eterna transformação. Carol Porto e Isadora Maestri criam um espaço de experiência boho chic para a Mels Brushes. 

Beto Gebara e Marila Filártiga em parceria com o paisagista Rodrigo Gheller provocam com o ambiente “Eu sou daqui, eu não sou de Marte” em referência à essência da casa brasileira. Um banheiro funcional, nunca é só um banheiro funcional, na interpretação do escritório Giusti Mercadante Arquitetura.  Anna Maya fixa suas formas circulares e orgânicas como marca mais do que registrada no seu ambiente. Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida celebram 15 anos de portfólio e a chegada do escritório de Criciúma também em Floripa com a Casa 15.

A arquiteta Estela Cislaghi amplia os usos possíveis na mesma metragem com o living CO-Existir. O Hall de entrada e a varanda oferecem espaços instagramáveis bolados pela designer de interiores Marisa Lebarbenchon.

E para relaxar e dormir profundamente, o designer Fernando DalBosco e a arquiteta Mariana Maisonnave entregam versões distintas e acolhedoras. Uma pausa de mil compassos é convite do Studio Allure Arquitetura e o VK Arquitetos entram no embalo para acalmar a agitação contemporânea.

Tem espaço manifesto da arquiteta Juliana Loffi, que abre sua experiência vivida no enfrentamento do câncer. Além do seu relato, outras mulheres que passaram pela experiência fazem coro e chamam a atenção para a saúde e consciência do corpo. O projeto “Vou de Rosa”, criado para levantar custos destinados a instituições atuantes na prevenção do câncer de mama, virou espaço para viver e revigorar.

Há muitas histórias numa edição de CASACOR/SC. A mostra catarinense está em contagem regressiva para abertura oficial ao público, no próximo domingo, 18 de setembro, em Florianópolis.

Serviço CASACOR Santa Catarina 2022

Quando: De 18 de setembro até 30 de outubro de 2022
Onde: Escola Básica Silveira de Souza. R. Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-440