CASACOR SC: Quarto dos Irmãos por Talita Abraham e Tici Tieppo

Elas são arquitetas, mas também mães experientes. São amigas e sócias há algum tempo, mas esta é a primeira vez que Talita Abraham e Tici Tieppo atuam juntas em uma mostra de decoração. Na estreia da CASACOR / Santa Catarina 2019 em Florianópolis, a dupla apresenta o Quarto do Irmãos, um projeto de 37 metros quadrados, pensado para uma menina de seis anos e um menino de três, que juntos compartilham a experiência de dividir o mesmo quarto. 

“Incentivar o convívio dos irmãos, além de respeitar também a individualidade dos pequenos a partir de soluções pontuais na decoração foi o que inspirou a criação deste dormitório. A experiência de dividir o quarto desde cedo já inicia a criança a saber viver em sociedade. Nesta proposta mostramos isso, acreditando que compartilhar o mesmo espaço estimula o hábito da convivência e cooperação”, pontuam as profissionais. 

No desenvolvimento da ambientação, as arquitetas buscaram referências no arco-íris e em toda a sua simbologia de forma, luz e cores. Também compararam a formação do arco-íris com a formação da criança, onde é preciso luz (nascimento) e chuva (acontecimentos/fases/vivências) para que a criança se desenvolva e se transforme num ser integral, assim como o arco-íris quando visto por inteiro.

A conscientização ainda vai além neste trabalho. As arquitetas tiveram a preocupação de escolher materiais em equilíbrio com a natureza, como o revestimento de brick nas paredes, que utiliza compostos reciclados na fabricação, sobras de descarte cimentício e vidro reaproveitado, dando o efeito granilite. Na produção do revestimento, 100% da água utilizada é reaproveitada. E mais: toda embalagem da linha traz o selo ‘eureciclo’, que atesta que o seu descarte se dará de forma sustentável. O rodapé também é feito a partir de matéria-prima reciclada e o outro módulo de rodapé é utilizado como recurso para confecção de todo o painel de lambri. As colchas, cortinas e algumas almofadas são confeccionadas em tecido 100% algodão sem tingimento, o que mostra o potencial de utilização de materiais sem tratamentos extras. Presença de brinquedos de madeira, bonecos de pano de confecção artesanal, palhinha natural no mobiliário.