O Palacete Joaquim Franco de Mello, mais conhecido como Casarão Franco de Mello, na avenida Paulista, número 1919, pode virar o mais novo Museu da Gastronomia de São Paulo. Isso graças a um chamamento público aberto pela Secretaria de Cultura de São Paulo para realizar estudos para a concessão pela iniciativa privada. O projeto inclui modernização, restauro e manutenção do espaço, localizado em um terreno que alcança 2.000,00m².
O objetivo é revitalizar o palacete, visando sua ocupação de acordo com as diretrizes previstas no Edital. Os interessados podem se inscrever até 2 de agosto e acessar no site os regulamentos. A concessão é de 35 anos e prevê ainda serviços de construção, restauro, adequação e manutenção de equipamento de uso cultural. Há ainda a possibilidade de se edificar um novo anexo com até 3.130,00m², perfazendo um total de área construída de 4.000,00m².
“A cidade de São Paulo é um polo gastronômico nacional; e a gastronomia é um dos pilares da economia criativa. A ideia é atrair empreendedores interessados em recuperar e explorar esse espaço, que é um dos mais nobres da capital. Os estudos indicaram a concessão como melhor forma de recuperar um patrimônio relevante da capital.” destaca Frederico Mascarenhas, Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.