Chimamanda Ngozi Adichie abre a Bienal do Livro Rio 2025 em encontro com Taís Araujo

Em um ano histórico para o Rio de Janeiro — nomeado Capital Mundial do Livro pela UNESCO — a Bienal do Livro Rio 2025 promete uma abertura inesquecível. No dia 13 de junho, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, uma das mais importantes autoras contemporâneas, participará da cerimônia inaugural e de um bate-papo especial com a atriz e ativista Taís Araujo.

“Estou em êxtase de ter a oportunidade de entrevistar uma das autoras que mais mexeram comigo. A Chimamanda está vindo para a Bienal para lançar seu novo livro e vale a pena ouvi-la”, comemora Taís Araujo, atualmente no ar na TV Globo como Raquel, no remake de Vale Tudo.

Um encontro de grandes nomes

Chimamanda, autora de best-sellers como Americanah e Sejamos todos feministas, acaba de lançar A Contagem dos Sonhos (Companhia das Letras), obra que retrata as trajetórias de jovens mulheres africanas entre tradição e modernidade, explorando ancestralidade, território e a coragem de viver a própria verdade.

Já Taís Araujo, com 30 anos de carreira no teatro, cinema e televisão, foi eleita duas vezes uma das 100 negras mais influentes do mundo pelo MIPAD, apoiado pela ONU, e venceu o prêmio de Melhor Atriz no 49º Festival Sesc de Melhores Filmes com Medida Provisória. Ela também é presença constante na Bienal: seu marido, o ator e diretor Lázaro Ramos, será o curador do tradicional Café Literário nesta edição.

A maior Bienal de todos os tempos

Realizada pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio 2025 acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, e espera receber mais de 600 mil visitantes.

Com o conceito inédito de Book Park, o festival se transforma em um grande parque de diversões literário, oferecendo experiências imersivas e sensoriais para todos os públicos. Entre as atrações estão:

  • Roda Gigante Leitura nas Alturas Light: cabines decoradas com personagens e trilhas sonoras literárias.
  • Labirinto de Histórias Paper Excellence: um espaço lúdico onde os livros ganham vida.
  • Escape Bienal Estácio: desafios e enigmas inspirados em thrillers famosos.
  • Praça Além da Página Shell: um ponto de encontro para as comunidades leitoras celebrarem a literatura de forma plural.

Os ingressos já estão à venda!