Como se posicionar em um mercado cada vez mais visual? Especialista destaca 12 tendências de design para 2023

Com estratégia e clareza de como se posicionar, marcas podem utilizar tendências do mercado para otimizar vendas e comunicação com clientes.

Conquistar espaço em um mercado cada vez mais visual pode ser um desafio extra para quem está começando um novo negócio ou para quem já está no mercado, porém quer se destacar. Por isso, planejar suas estratégias e estar atento às tendências é essencial para ganhar visibilidade e conversar diretamente com o cliente desejado. Com um pouco mais de dois meses para o fim do ano, já é hora de começar a pensar no que deseja enfatizar na comunicação e posicionamento da sua marca em 2023. 

Os conceitos para o próximo ano estão sendo apresentados em diversas mostras e feiras internacionais de arte, design, moda e arquitetura que vêm sendo realizadas nos últimos meses. Especialista em direção de arte e storytelling visual, Tanira Menezes lista 12 pontos que estão se destacando e reverberam para o mundo visual das marcas e para as criações de produtos, conceitos, produções e campanhas. A catarinense assina a produção do livro de gastronomia do chef Diego Lozano e já participou de campanhas de lançamento para grandes empresas como Havaianas, Electrolux, Fischer, Yuper, Malwee e Rampinelli. 

Confira a seguir as principais tendências visuais para 2023 indicadas pela especialista Tanira Menezes:

  1. Formas orgânicas: As formas orgânicas, curvas e formatos arredondados serão o destaque do momento;
  2. Dourado: Detalhes e pinceladas em dourado serão vistas por todos os lados, nas peças de arte, no design, em esculturas e ambientações;
  3. Escrita: Frases de efeito por todos os lados.  Frases inseridas em objetos, em produtos, e nos espaços.
  4. Cores: As tendências para 2023 incluem a paleta de tons de bege desde os mais claros aos mais escuros até o marrom; a paleta preto e branco e tons off white; e cores marsala terracota, tons terrosos, mostarda, verde e azul estarão com tudo.
  5. Cenografia: O cuidado com a paleta de cores na cenografia cresce ainda mais forte. Ambientes totalmente pensados de acordo com a paleta de cor, desde a arquitetura, as peças de mobiliário, os objetos soltos, as peças de arte, e moda, todo o conjunto estrategicamente elaborado na mesma variação de tons. 
  6. Texturas: Estarão em alta as texturas naturais, materiais crus, fibras e elementos naturais, como madeira, pedras, plantas, linho e algodão. 
  7. Conjuntos: Em 2023, se destaca o uso de objetos agrupados formando um conjunto. Podem ser iguais ou similares e variando nas formas, porém agrupados. A tendência é a repetição dos objetos para criar efeitos;
  8. Pocket Forest: Inserir pequena densidade de vegetação nos espaços, com plantas e folhagens, é uma das fortes tendências visuais, substituindo o uso apenas de flores pontuais.
  9. Decoração:  Galhos secos, galho de algodão, e flores secas serão fortemente inseridos como elementos decorativos para compor e dar vida aos objetos e espaços; até o gengibre por ter este aspecto seco entra na arte.
  10. Acrílico: O acrílico continua forte em diferentes usos, principalmente em caixas de acrílico para valorizar objetos e torná-los peças de destaque;
  11. Vidros trabalhados: Os vidros estarão bastante presentes no design, nos ambientes e na arte, em diferentes formatos, composições, e objetos variados;
  12. Inspiração artística: Telas de pintura e peças de design estarão entre os pontos fortes na composição de cenários e ambientações; Inspirações destas obras para criar espaços e cenários que mantenham e representem estas obras, ganhando uma nova experiência. 

Sobre Tanira Menezes:
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tanira sempre foi apaixonada pela arquitetura e orgulha-se de ter atuado em escritórios renomados, além de ter o seu próprio. Em 2018, durante uma temporada de cursos em Nova York, a já versátil profissional decidiu fazer um curso de Gastronomia Plant Based e alguns no Natural Gourmet Institute, experiências que abriram portas para que trabalhasse em restaurantes estrelados como o do chef Jean-Georges, em Nova York, e San Sebastian, do chef Martin Berasategui, na Espanha, e dos chefs David e Anna Posey, em Chicago. Foi neste momento que a até então arquiteta se viu atuando em produções de food stylist e fotografia gastronômica e começou a ganhar mercado, marcando presença em campanhas cada vez maiores. Entre as marcas e projetos de destaque, está a produção de um livro de gastronomia com o chef Diego Lozano e o fotógrafo Mazza Canteras; e participar de campanhas de lançamento para grandes empresas como Electrolux, Fischer, Havaianas, Sensodyne, Yuper, Malwee, Rampinelli e outras mais.