África do Sul por Duda Tonietto

Uma das experiências mais incríveis da minha vida, e com certeza inesquecível para quem ama essa conexão com a natureza, foi passar 4 dias dentro de uma reserva na África do Sul, final de dezembro de 2015 com meu irmão.

O Marataba Safari Lodge, onde ficamos hospedados, fica dentro da reserva de Marakele. Possui apenas 12 tendas, um lugar superexclusivo, com uma decoração e instalações incríveis. Você realmente se sente dentro de um filme. Para chegar até lá pegamos um vôo São Paulo – Johanesbourg, e de lá você tem a opção de ir de carro ou helicóptero até a reserva que fica 270km do aeroporto.

Captura de Tela 2016-05-24 às 13.56.34

O fato de apenas 5 veículos saírem na mesma hora para desbravar uma área de 23 000 hectares significa que você dificilmente ira encontrar com outros turistas, assim você tem o seu guia com o seu carro e todo aquele cenário só para você, diferente das experiências no conhecido Kruger National Park.

Além da vida selvagem impressionante do lugar o cenário é de tirar o folego! Na sua volta a única coisa que você enxerga são quilômetros e mais quilômetros de natureza, animais, um rio que corta a reserva e as montanhas milenares de tons rosado que emolduram a paisagem.

Captura de Tela 2016-05-24 às 13.58.56

O dia começa cedo, e são feitos 2 game drives (safári de carro) por dia.

Recebemos uma wake up call as 5 am, para um light breakfast antes de sair para o primeiro game do dia. As 6 am o seu guia, que passará todos os dias com você, te leva até o seu carro e sai para explorar a reserva a procura dos Big Five – os 5 mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem, o leão, o elefante, o búfalo, o leopardo e o rinoceronte. Esses são os animais que todos que fazem safari desejam ver de perto, porém a lista de outros animais que são vistos por lá é grande. Esses dias na reserva foram uma verdadeira aula sobre a vida selvagem e a natureza, nosso guia possuía um conhecimento admirável sobre tudo que víamos ali, desde os animais, regras de sobrevivência, plantas, tudo.

Captura de Tela 2016-05-24 às 14.00.27

Perto das 8 am nosso guia escolhe uma paisagem especial em um local seguro para parar o carro, e monta uma mesa para o “coffee in the bush”, onde fazemos uma pausa para curtir a paisagem com a adrenalina de estar fazendo um coffee break literalmente no meio da vida selvagem. Em uma dessas paradas conseguimos ver uma caçada de uma leoa atrás de uma zebra! Incrível! Após isso continuamos o nosso game da manhã até 9:30, onde retornamos para o hotel para o café da manhã completo.

Captura de Tela 2016-05-24 às 14.01.31

Como queríamos aproveitar ao máximo nossa estadia, após o café da manhã reservamos um walking safari todos os dias, uma caminhada pela reserva que é pura emoção. Você vai acompanhado de dois guias armados que ficam um a sua frente e o outro atrás, andando sempre sem fazer nenhum tipo de barulho e atento a tudo que acontece em volta para o passeio ser o mais seguro possível. A perspectiva muda completamente quando você está a pé, com todos os seus sentidos aguçados, pois qualquer barulho em volta é sinal de que você não está sozinho.

Captura de Tela 2016-05-24 às 14.02.52

Após 1 hora de caminhada, retornamos para o lodge. Após o horário do almoço, ficamos livres para curtir o hotel e a paisagem até as 16 horas, que é a saída do segundo game. Nesse tempinho da tarde, era montado uma cama de massagem do lado de fora da nossa tenda, e com uma paisagem digna de filme em volta, recebíamos uma massagem tradicional africana para descansar e relaxar ao máximo.

Captura de Tela 2016-05-24 às 14.04.01

Captura de Tela 2016-05-24 às 14.05.05

As 16 horas saia nosso segundo game, os animais ao longo do dia têm sua rotina também, conforme o período do dia vai mudando encontramos diferentes animais em diferentes situações.

O mais emocionante foi no ultimo dia, quando finalmente conseguimos encontrar os buffalos, encontramos uma manada que simplesmente parou e ficou nos encarando no carro, foi a vez que eu fiquei com mais medo, pois eram muuuitos e estávamos muito perto! Adrenalina mesmo! Inexplicável

Lá pela metade do game nosso guia faz mais uma parada em um lugar para apreciar o pôr do sol com drinks e vinho africano. Com certeza uma cena que nunca vai sair da minha cabeça, o sol se pondo na savana, atrás das montanhas e o rugido dos leões demarcando seu território – sim os leões todo fim de tarde demarcam seu território, cena digna do desenho O Rei Leão! kkkk

Captura de Tela 2016-05-24 às 14.06.28

Após nossa parada voltamos para o carro com as lanternas ligadas pois já é noite, e é hora de vermos outros animais com hábitos noturnos. Tudo termina perto das 19 horas quando voltamos para o Lodge.

Para finalizar o dia, o chef serve o jantar sob as árvores que compõem o jardim do logde.

Captura de Tela 2016-05-24 às 14.07.33

 

Depois que anoitece não é permitido ir sozinho para sua tenda, sempre vai alguém do staff acompanhando com uma lanterna, na ultima noite entendemos por que eles não iluminam muito o caminho, quando estávamos chegando quase na nossa tenda passando pela piscina do hotel o funcionário sem querer mirou a lanterna em direção a piscina e lá estavam pelo menos uns 100 impalas em volta da piscina descansando!

Uma viagem inesquecível para quem é apaixonado por natureza, animais e vida selvagem.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*