Em homenagem ao dia da mentira, veja alguns erros comuns no cuidado com a pele e como evitá-los
Pele oleosa não pode usar hidratante
Essa é uma das maiores mentiras acerca da pele oleosa. Quem possui maior tendência à oleosidade não só pode, como deve usar hidratante. Grande parte do sebo, que dá a aparência brilhosa à pele, é produzido com o objetivo de hidratar a pele, o que é conhecido como efeito rebote. Por essa razão, se a pele já estiver bem hidratada, o corpo irá entender que não é necessário produzir tanta oleosidade para suprir essa necessidade, deixando a sua pele menos oleosa. A dica é usar produtos leves, sem óleo e que deixem uma finalização de toque seco.
Só é necessário usar protetor solar em dias de sol
Se você preza por uma pele bem cuidada a longo prazo, fuja desse mito! Até mesmo em dias nublados e chuvosos a nossa pele fica exposta aos raios solares, mesmo que em menor quantidade. E vale lembrar, a radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares podem causar diversas alterações na pele, de manchas a pintas e ainda diferentes cânceres. Então, não esqueça de passar protetor solar todas as manhãs, e retocar ao longo do dia.
Quanto mais produtos na rotina de skincare, melhor a pele ficará
Não é bem assim que funciona. Usar muitos produtos na sua rotina podem danificar a barreira de proteção natural da sua pele, e além de deixar a pele sensível, pode ser responsável pelo surgimento de rosácea, eczema, psoríase e acne, manifestações cuja frequência tem aumentado, segundo estudos epidemiológicos. Então, lembre-se: o necessário é limpar, hidratar e proteger dos raios solares, o restante é apenas um complemento que deve ser acompanhado e sugerido pelo seu dermatologista.
Pele repuxada após lavar é sinônimo de limpeza
Nunca! Se a sua pele está repuxando após a limpeza, quer dizer que você está afetando a barreira de proteção da pele, e isso pode torná-la mais sensível. Nesses casos, a hidratação precisa ser ainda mais potente para recuperar tudo que foi retirado.