E quando o suor é excessivo??

Você coloca aquela camisa linda, de uma cor clarinha e quando vê, lá está ela toda molhada embaixo das axilas. O suor excessivo, ou também chamado de hiperhidrose, é constrangedor para muitas pessoas. Mas por que isso acontece? A hiperhidrose, representa uma situação onde existe um aumento na produção e eliminação do suor em uma ou mais regiões do corpo ou face. As áreas mais freqüentemente comprometidas são as axilas (Hiperhidrose Axilar), mãos (Hiperhidrose Palmar) e pés (Hiperhidrose Plantar). Porém, esta alteração pode comprometer qualquer área corporal ou facial. Estima-se uma incidência de cerca de 2,8% de hiperhidrose na população, tratando-se de uma situação freqüente e que compromete geralmente o adulto jovem.

HIPERHIDROSE 2

Os pacientes portadores de hiperhidrose possuem uma série de limitações e constrangimentos. Normalmente perdem grande parte de seu tempo escolhendo tipos e cores de roupas mais adequadas para dissimular o excesso de suor e o constrangimento e irritação com o problema é uma constante. Vários estudos mostram um comprometimento na qualidade de vida, relação interpessoal, profissional e familiar. O tratamento adequado deste problema aumenta a auto-estima do paciente, tornando-o mais seguro e confiante.

Além dos tratamentos tópicos e da iontoforese (equipamento que emite um tipo de corrente para diminuir a transpiração), os principais recursos existentes são:

Toxina Botulínica: A injeção local desta medicação possibilita a melhora dos sintomas por alguns meses. O tratamento pode ser repetido após algum tempo.

HIPERHIDROSE 3

Cirugia na Axila: Apesar de oferecer bons resultados, pode ocorrer recidiva (retorno) dos sintomas, cicatrizes e áreas de insensibilidade.

Laser: Recente avanço da tecnologia laser onde a energia luminosa emitida elimina parte das glândulas sudoríparas, diminuindo a transpiração. Realizado com anestesia local. É capaz de atenuar também os sintomas de odor desagradável (Bromidrose).

Simpatectomia Endoscópica: Através de pequenas incisões no tórax, os nervos que estimulam a sudorese são seccionados, diminuindo os sintomas. Necessita anestesia geral e pode haver hiperhidrose compensatória em outras áreas. Representa, porém, uma ótima opção de tratamento em muitos casos.

Em função das particularidades de cada caso e das inúmeras opções de tratamento, é muito importante que o paciente portador de hiperhidrose discuta todos os detalhes com seu médico a fim de buscar o melhor caminho para atenuar ou acabar com seu problema.

Hiperhidrose 1

Consulte um medico e defina qual o melhor tratamento para o seu caso.

Dra Emileine Di Domneico De Leon CRM 10799