Egito Recebe o 12º Fórum Urbano Mundial: Debate sobre Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis

O Cairo, Egito, será o palco do 12º Fórum Urbano Mundial (WUF), que discutirá a importância da ação local para promover cidades e comunidades sustentáveis. Sob o tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, o evento ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024. Organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e coorganizado pelo Governo da República Árabe do Egito, a conferência retorna ao continente africano após mais de 20 anos desde sua primeira edição em Nairóbi, Quênia, em 2002.

O WUF12 reunirá especialistas, líderes governamentais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias locais para enfrentar desafios globais. O evento acontecerá no Centro de Conferências Internacional do Egito, com transmissão gratuita online.

As inscrições para participar do fórum já estão abertas, com prazo para propostas de eventos até 8 de abril e inscrições de participantes até 30 de outubro.

O fórum promoverá debates sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível local, abordando questões como habitação, mudanças climáticas e oferta de serviços básicos.

Para participar, os interessados devem inscrever propostas de eventos alinhadas aos temas do fórum, que incluem habitação, crise climática e ação local para localização dos ODS, entre outros. Os eventos podem ser categorizados como networking, debates entre cidades, ações para implementação dos ODS, fóruns de debate, treinamentos e mostra de curtas-metragem.

Para esclarecer dúvidas sobre inscrições de eventos, o ONU-Habitat realizará uma live informativa no dia 19 de março, voltada para países da América Latina e Caribe.

O Fórum Urbano Mundial, criado em 2001 pelas Nações Unidas, tem sido um espaço fundamental para discutir os desafios da urbanização sustentável e seu impacto nas cidades e comunidades ao redor do mundo. Desde sua primeira edição em Nairobi, o fórum teve diversas edições globais, incluindo uma realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 2010.