Junto com o Cidades Invisíveis, a Rede Solidária do Morro dos Cavalos e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Imbituba, o festival pretende proporcionar um início de ano mais tranquilo para as comunidades Guarani e diminuir o impacto ambiental causado por eventos de grande porte.
No dia 29 de dezembro, a Praia do Rosa, em Santa Catarina, será palco do aguardado Rosa Music Festival, um evento que vai muito além da música, promovendo também a solidariedade e se comprometendo com práticas sustentáveis, visando minimizar sua pegada ambiental e promover a conscientização ecológica entre os participantes. Em sua estreia, o festival traz um line-up eclético, apresentando artistas renomados e talentos promissores como L7nnon, Atitude 67, Lourena e DJ Marlboro. No entanto, o destaque do evento não está apenas nas atrações musicais, mas na parceria com projetos sociais e sustentáveis que visam fazer a diferença para a comunidade.
Um desses projetos é o Cidades Invisíveis, que em 11 anos de atuação já impactou quase 1 milhão de pessoas em mais de 60 comunidades em SC, RS, RJ, SP, ES e BA. O CI, além de ser um instituto, também é uma marca de impacto social investindo na promoção da educação, esporte, cultura e empreendedorismo em busca da equanimidade social. Conectando sonhos e transformando vidas, o Cidades Invisíveis existe pela insuficiência de políticas públicas que garantam o direito à vida digna de grande parte da população. Para eles, favelas, morros, periferias, vielas, becos, palafitas, guetos e outros aglomerados subnormais são verdadeiras fábricas de talentos.
Já o projeto Rede Solidária do Morro dos Cavalos, formado por cinco amigos, busca apoiar aproximadamente 132 famílias das aldeias da Vila Guarani, enfrentando insegurança alimentar. A estratégia inclui a criação de uma logística eficiente para transporte de alimentos, envolvendo parcerias com produtores, padarias e supermercados. Além disso, um projeto de agrofloresta coordenado por Henrique Schmidt visa promover a autossuficiência a longo prazo. O projeto, chamado Pindó, é considerado um projeto co-irmão, visando encerrar as doações quando a comunidade se tornar mais independente.
Uma das grandes inovações que o Rosa Music Festival traz para seu formato é a divulgação do PIX SOCIAL como principal ferramentas de impacto social, trazendo segurança e proporcionando maior abrangência para a atuação das entidades, indo além da doação de alimentos. Os alimentos recolhidos serão triados e destinados para projetos sociais locais parceiros do festival. Os itens de merchandising que serão comercializados, terão 100% do valor arrecadado direcionado para projetos de impacto social. O Rosa Music Festival está comprometido em contribuir para um impacto social positivo, proporcionando um janeiro mais leve e tranquilo para as comunidades Guarani. A expectativa é atender as famílias beneficiadas pelos projetos durante o mês de janeiro, buscando encerrar gradualmente as doações à medida que as comunidades se tornam mais autossuficientes.
Além das ações sociais, o Rosa Music Festival possui parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Imbituba, garantindo a triagem eficiente e a destinação correta dos resíduos gerados durante o evento, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Para isso, serão disponibilizadas lixeiras sinalizadas e espalhadas por todo o local, permitindo que o público saiba onde fazer o descarte correto dos resíduos produzidos durante o festival. A coleta seletiva é necessária e visa minimizar a destinação para aterro sanitário.
Adicionalmente, o festival adota medidas específicas, como a instalação de bituqueiras para conscientização sobre o descarte responsável de cigarros, embalagens 100% recicláveis na área gastronômica, e uma praça de alimentação totalmente compostável, promovendo o conceito “Tudo Vira Terra”. Além disso, o uso do copo reutilizável oficial do festival visa reduzir significativamente a geração de lixo, contribuindo para um evento mais ecoconsciente.
Atyla Lopes, um dos organizadores do festival, destaca a missão do evento. “A decisão do Rosa Music Festival em adotar e apoiar esses projetos está alinhada com a visão de inserir impacto social e sustentável positivo em todos os aspectos”. O Bosque 55 e Mar del Rosa, através das intenções projetadas pelo Bosque, buscam compreender e atender às demandas da sociedade contemporânea, especialmente a geração mais jovem que valoriza a participação consciente e o impacto socioambiental.
O compromisso do Rosa Music Festival é continuar entregando entretenimento de qualidade enquanto promove empatia e deixa uma pegada positiva na comunidade. Para mais informações e ingressos, acesse www.pensanoevento.com.br e acompanhe as novidades nas redes sociais @rosamusicfestival.
Serviço
O quê: Rosa Music Festival 2023
Quando: 29 de dezembro de 2023
Onde: Praia do Rosa, Santa Catarina
Ingressos: www.pensanoevento.com.br
Informações: @rosamusicfestival nas redes sociais