Espetáculo ao vivo “Para criar e contar histórias” tem estreia neste sábado no YouTube

Tudo vira brincadeira, talvez um enigma a ser decifrado. Perguntas não faltam, afinal, os segredos do mundo são inúmeros e não cabem nos pequeninos dedos das mãos, nem dos pés. Sábia são as crianças que mantêm a curiosidade aflorada, pois se rendem facinho ao que seus olhos percebem envolta e a imaginação leva longe. 

Mas, o que é ser criança? A partir desta pergunta a atriz e arte-educadora Loren Fischer e a artista Monica Siedler desenrolaram todo um repertório de histórias, brincadeiras e sensações para montar o espetáculo “Para Criar e Contar histórias”, com estreia ao vivo neste sábado (29), às 16h, no canal do Projeto Ensaio para Algo que não sabemos no YouTube. A participação é gratuita.

“Trazemos reflexões sobre o ser criança e sobre a possibilidade de manter sempre viva em nós – adultas/os/es – a criança que já fomos um dia. O trabalho, inicialmente feito para ser apresentado presencialmente, foi totalmente adaptado para o modo remoto. Neste processo de adaptação nos lançamos numa experiência muito nova e diferente para nós: trabalhar juntas, porém à distância”, explica a dupla.

“Com o contexto da pandemia, acrescentamos ainda historinhas que trazem a temática do vazio e sobre o desaparecer. Desta forma, acreditamos estar contribuindo para que as crianças possam compreender melhor o momento do isolamento social e de todas as mudanças que a pandemia imprimiu no nosso cotidiano. Como deixar de ir à escola, não ter mais contato presencial com amigas e amigos”, contam.

A programação é composta por uma série de atividades formativas – espetáculo, oficinas, residências, performance, mostra de processo, videoarte e bate-papo – que foram planejadas para serem realizadas mensalmente e idealizadas para contemplarem diferentes faixas etárias. 

“Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019”