
Por três dias, o teatro rompe as paredes dos palcos tradicionais e ocupa diferentes espaços de Florianópolis com 31 espetáculos que serão apresentados na programação da 11ª Maratona Cultural. A programação gratuita ao público reúne artistas de renome e novas experimentações cênicas, aproximando o público de montagens que transitam entre o teatro de rua, a dança, a música e o circo. A cada apresentação, ruas, praças e teatros se transformam em cenários vivos para histórias que provocam, emocionam e divertem.
Entre os destaques desta edição estão o Grupo Galpão, que apresenta Cabaré Coragem, na sexta-feira (21), às 19h30; e o Grupo Maria Cutia, que leva ao público os espetáculos Auto da Compadecida e Mundos, no sábado (22) e no domingo (23), respectivamente, no Teatro do Ademir Rosa, no CIC. No Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), um dos endereços mais icônicos para as artes cênicas de Santa Catarina, serão três espetáculos: “Concerto em Ri Maior”, da Cia dos Palhaços, de Curitiba (PR), na sexta-feira (21); “Canção para Mulher que se puxa pelos cabelos”, da Dionisos Teatro, de Joinville (SC), no sábado (22); e “Bar Teatro Avenida”, da PrimoAtto, de Balneário Camboriú (SC), no domingo(23).
A programação também conta com o espetáculo “Horizonte”, uma performance de dança de Eduardo Fukushima e Beatriz Sano, e que será apresentada no sábado (22), no MESC – Museu Escola Catarinense, no Centro. E uma série de espetáculos voltados para o público infantil ao longo dos três dias de Maratona Cultural.
Com um recorte que valoriza a diversidade artística e a democratização do acesso à cultura, a 11ª Maratona Cultural fortalece a conexão entre arte e cidade, permitindo que moradores e visitantes experimentem novas formas de fruição teatral. “A curadoria desta edição buscou ampliar as possibilidades do teatro como experiência viva e acessível, reunindo espetáculos que dialogam com diferentes linguagens e públicos. A programação reflete a diversidade da cena contemporânea, valorizando tanto grandes companhias quanto novas vozes do teatro brasileiro”, destaca Paula Bittencourt, curadora de Artes das Cenas da Maratona Cultural de Florianópolis.
Distribuição de ingressos
Para este ano, o evento terá algumas novidades na distribuição de ingressos para os espaços que possuem limitação de público. Para os dois espetáculos teatrais que serão apresentados no Teatro Ademir Rosa, no sábado (22) e no domingo (23), no CIC é necessário retirar o ingresso pelo site https://www.pensanoevento.com.br/maratonacultural2025. Serão distribuídos 70% dos ingressos previamente via o site e os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia de cada apresentação, presencialmente, na bilheteria do Teatro, sempre a partir de uma hora antes do início da apresentação.
Para os espaços Teatro do TAC, Ubro, Carmen Fossari e SESC, assim como nos anos anteriores, haverá a distribuição de senhas 01 (uma) hora antes do início de início, sempre por ordem de chegada, sendo um (01) ingresso por pessoa. Para os espetáculos ao ar livre, não há a necessidade de retirar ingressos.
A 11ª Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural e do Ministério da Cultura, com parceria institucional do Sesc. Apoio Cultural: Ibagy, Hurbana, Floripa Airport, Habitasul, Mercure Florianópolis e CDL; Patrocínio: Engie, Koerich, Eurotec Group, Kairós, Grupo OAD e Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis; e Incentivo: Claro e Bistek, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.
Confira a programação completa de Teatro em www.maratonacultural.com e www.instagram.com/maratonacultural_