Agora que o frio está finalmente chegando e ir à praia não parece tão convidativo, muita gente pode se peguntar o que fazer aos finais de semana. Fear no more! Vamos mostrar três exposições em três museus da cidade que valem a pena uma visita durante o inverno.
Se você é como eu e ama um museu quando sai do país, mas raramente os visita na sua própria cidade, prepara-se para ser surpreendido.
De Fotografia à Tactography™
Museu Histórico de Santa Catarina
Localizado dentro do icônico palácio Cruz e Sousa, o MHSC expõe, até dia 28 de julho, a arte de Gabriel Bonfim. O nome da exposição já diz muito: após o fotógrafo ter feito um ensaio com o ilustre Andrea Bocelli e sua família, em Istambul, percebeu que o tenor não teria como admirar o seu trabalho por conta de sua deficiência visual.
Gabriel não quis encerrar o assunto assim. Foi atrás de diferentes técnicas para trazer a fotografia para o mundo dos deficientes visuais, e assim nasceu a Tactography, transformando o conteúdo das fotos em formas tridimensionais. Incrível, né?
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina, dentro do Palácio Cruz e Sousa
Entrada: R$5,00
Para mais informações, acesse esse site.
M. Meu lugar na Sociedade
Museu da Imagem e do Som
Outra exposição de Gabriel Bonfim, dessa vez focada nas mulheres e suas diferentes lutas, fica em exposição até 21 de julho. Com 11 telas, a exposição traz mulheres que foram marginalizadas pela sociedade e tomaram as rédeas das suas trajetórias.
Pessoas muito diferentes, mas com algo em comum: o fato de serem mulheres. A exposição traz o retrato de Maria da Penha, vítima do marido que a deixou numa cadeira de rodas por violência doméstica e trouxe à tona o debate em torno do assunto.
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10 às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada franca
Para mais informações, acesse aqui.
Take a walk on the wild side
Museu de Arte de Santa Catarina
Para comemorar os 90 anos do nascimento de Eli Heil e os 70 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, você encontra a primeira exposição depois da morte da artista catarinense, até o dia 08 de Setembro.
São 60 obras que compõe o acervo, dos quase 60 anos de carreira de Eli. Sempre saindo do convencional e se recusando a aceitar os padrões estéticos de qualquer época, seus quadros expressam muito sobre o que há dentro de cada um de nós.
Uma frase que me marcou na exposição feita pelo curador Ylmar Corrêa Neto foi “A vida nem sempre é bela e a arte pode nos preparar para ela“.
Além da exposição de Eli Heil, mais duas exposições dividem a comemoração dos 70 anos do museu: O artista Vecchietti em coleção e Páginas Avulsas.
Horário de visitação: terça a domingo, das 10h às 21h
Local: Museu de Arte de Santa Catarina, dentro do CIC
Entrada franca
Para mais informações, acesse aqui.