Com olhar nostálgico sobre um lugar totalmente eletrizante, hoje bem mais vazio devido à pandemia, o fotógrafo Alexandre Furcolin emprestou seu savoir-faire para a Louis Vuitton se enveredar pela capital paulista nas páginas do livro “Fashion Eye: São Paulo”, que acaba de aterrissar por aqui e celebra a arte de viajar. Reúne fotografias de pontos turísticos e recortes da cidade, com seus mais de 12 milhões de habitantes, que fazem dela um território pujante.
Em seus trabalhos autorais, como livros, site, exposições, instalações, quadros, Furcolin tem o costume de misturar linguagens e co-criar a partir de desenhos. Não foi diferente nesta obra comissionada.
Pontos de fácil identificação constroem uma visão heterogênea em forma de contemplação da vida local. Aparecem o Parque Minhocão, a Praça Roosevelt, os grafites do Bom Retiro, os patos e cisnes do Parque do Ibirapuera, o Bar da Bete, a Galeria Pagé, o prédio da Bienal vazio logo que começou o lockdown, no ano passado e até mesmo pôr do sol com vista para a Avenida 23 de Maio.
“Tentei deixar o livro bem orgânico, como uma raiz de planta que vai se construindo em cima do concreto da cidade e dominando os lugares e as pessoas”, resume.