Guia de vinhos: harmonização com comidas take away

Comida pronta não tem que ser sinônimo de bebidas carbonatadas. Seja por falta de tempo ou para matar uma vontade, esta ocasião também pode se transformar em uma experiência para apreciar a harmonização de vinhos no conforto de seu sofá. Enquanto você faz o pedido, recomendamos os melhores vinhos para acompanhar 6 pratos clássicos dos aplicativos de entregas. Vem ver:

Pizza

Pizza, Alimentos, Italiano, Cozido, Queijo, Crosta

Independente de seus ingredientes, na pizza sempre predomina a base de molho de tomate e queijo. O primeiro é intenso e ácido, enquanto o segundo é cremoso. Um vinho tinto leve com notas a frutas vermelhas e ervas sempre harmonizará bem e lhe dará frescor. Mas se a pizza leva alguma carne como o pepperoni, um vinho tinto robusto com boa presença de taninos (como o Malbec) contrabalançará a proteína equilibrando todos os sabores. As opções vegetarianas ou de frutos do mar combinam muito bem com vinhos de acidez crocante como o Pinot Grigio.

Frango Frito

Frango Frito, Pimenta, Comida Rápida, Cozinha, Canela

Se você é daqueles que ama a casquinha crocante e a indulgência do frango frito, não terá mais volta depois de prová-lo com um espumante. Pela quantidade de óleo e sal que possui, o melhor é acompanhá-lo com um vinho branco borbulhante que entregue acidez e mineralidade para limpar o paladar.

Hambúrguer e Batata Frita

Burger, Fast Food, Hambúrguer, Insalubre, Almoço, Carne

Se contém queijo, cebola, tomate, alface e picles entre dois pães tipo brioche, o Cabernet Sauvignon nunca falha. Suas notas tostadas, de pimenta-do-reino e frutas negras complementam a carne enquanto seus taninos trabalham de forma perfeita sobre o sal da batata frita. Agora, caso se acrescente um pouco de bacon e você queira ir além, o Shiraz será o aliado perfeito dessas notas defumadas.

Sushi

Japão, Sushi, Alimentos, Japonês, Restaurante

Com ingredientes frescos, simples e de sabores limpos, geralmente contém peixe cru, frutos do mar, além de sua base de arroz ao vapor com infusão de vinagre. Devido às diversas combinações de sabores e texturas é necessário um vinho versátil. É por isso que o Rosé é seu par perfeito, acompanhando os produtos do mar com sua refrescante acidez e aromas sutis, mas também com corpo e caráter frutado no caso de ser incorporada carne suína, como aquela encontrada nas guiozas. 

Comida Chinesa

Char Siu, Carne De Porco, Comida Chinesa, Arroz, Molho

Em virtude de suas diversas preparações e misturas de ingredientes não é uma harmonização fácil. Ainda mais considerando a presença importante de molhos como o de soja, que trazem complexidade e esse característico sabor umami (mais conhecido como o quinto sabor) a seus pratos. Sabores salgados, agridoces e picantes podem estar presentes ao mesmo tempo em um só bocado, fazendo com que notas amargas e ácidas de um vinho sejam realçadas. Dessa forma, se pensamos em um tinto, o desafio é encontrar um vinho frutado, de textura sedosa e leve no qual os condimentos não choquem com os taninos, como o Pinot Noir.

Comida Indiana

Comida Indiana, Indiana Cozinha, Refeição, Cozinha

Com seus sabores intensos, picantes e muito condimentados, a comida indiana também apresenta complexidade na hora de encontrar a bebida perfeita. Seus pratos à base de cordeiro, lentilha, frango e arroz incluem chutneys e molhos cremosos que precisam de um vinho que seja capaz de sustentar estes sabores sem ser ofuscado. Este equilíbrio é alcançado ao se escolher um vinho tinto de caráter frutado e de corpo médio, como o Carmenere, para acompanhar aqueles currys com carnes vermelhas. Já para pratos vegetarianos como paneer ou dahl de lentilhas e pratos cremosos com frango, um vinho branco com envelhecimento em barril como o Chardonnay é uma grande escolha.