Havaianas entra no mercado europeu da segunda mão com White Stamp

A  Havaianas acaba de dar os primeiros passos no mercado europeu da segunda mão. A marca de chinelos de origem brasileira aderiu ao programa ‘Sell 1 Buy 1’ da start up portuguesa de moda consciente White Stamp, no qual os consumidores podem trocar artigos usados por crédito em compras nas marcas aderentes.

Com esta parceria, a Havaianas pretende utilizar a venda em segunda mão para “lutar contra o desperdício têxtil através de uma lógica de consumo circular”, explicou a marca em comunicado, recordando que “as pessoas só utilizam cerca de 30% do que está em seu armário”.

Disponível tanto através do website da White Stamp como da Havaianas, o programa Sell 1 Buy 1 funciona de forma intuitiva: após criar uma conta, o cliente lista os produtos usados de qualquer marca aderente que pretende vender, sendo posteriormente atribuída uma cotação automática aos artigos. De seguida, o cliente envia gratuitamente os produtos para a White Stamp, que após a recepção e verificação dos mesmos irá disponibilizar o crédito predeterminado, que poderá ser utilizado na compra de artigos novos nas marcas aderentes.

Encontrando-se em bom estado, os artigos recebidos pela White Stamp são reintroduzidos no mercado de segunda mão através de uma loja caritativa no Porto. Caso contrário, poderão ser devolvidos ao cliente, doados a instituições de caridade ou enviados para reciclagem.

A colaboração com a White Stamp é a mais recente aposta da Havaianas no domínio da sustentabilidade. No âmbito do seu compromisso com a preservação do ambiente, a marca lançou um programa de reciclagem de chinelos, já disponível em diversos países nos quais está presente. Paralelamente, a Havaianas tem apostado no lançamento de linhas que utilizam materiais mais sustentáveis, como tecidos resultantes da reciclagem de garrafas PET.

O conceito da White Stamp nasceu pelas mãos de Maria Rito e Pedro Santos,  entusiastas de moda e defensores de uma economia circular. Na procura de uma solução que capitalizasse artigos de moda não usados de uma forma simples, rápida e segura, receberam Rui Mendes, diretor de tecnologia, na equipe, materializando-se assim o projeto no programa Sell 1 Buy 1. Além da recém-chegada Havaianas, a iniciativa já conta com a adesão de marcas como Entrudo, Herbes Folles, Maria Maleta, Marita Moreno, Telma Mota Jewellery, Yay, Play Up ou ainda as plataformas portuguesas Overcube e Minty Square.

Via: Fashion Network